Na próxima sexta-feira, acontece a Black Friday brasileira, evento que promete descontos e promoções no comércio. Em tempos de pós pandemia, muitos consumidores irão aproveitar para ir às compras à distância, pela internet e também pelas redes sociais.
Nessa proposta de vendas on-line, ganha força um novo formato de negócio em que lojas físicas fecham vendas pelo telefone celular, por meio de aplicativos de bate-papo, com o consumidor. A estratégia também se configura como compra fora do estabelecimento comercial e, portanto, valem as regras de comércio à distância.
A lei prevê prazo de sete dias corridos para o consumidor desistir de uma compra à distância. Esse tempo para arrependimento começa a contar após o recebimento do produto ou do serviço. Em caso de pedido de devolução, o valor a ser devolvido é o valor total pago pelo consumidor, incluindo o que foi pago pelo frete.
Em 2020, o aumento das compras on-line, por causa do isolamento social, teve como reflexo o crescimento também do número de reclamações de consumidores com problemas de consumo pela internet.
Com a Black Friday, a tendência é que a movimentação atípica do comércio eletrônico, devido à crise do Coronavírus, possa aumentar ainda mais o número de reclamações de consumidores e criar um ambiente propício para golpes eletrônicos.
Com objetivo de orientar o consumidor durante o evento, principalmente nas compras pela internet e pelas redes sociais, o Guilherme Moraes, Diretor do PROCON Municipal de Marília dá cinco dicas para quem quer aproveitar o período de compras sem sair de casa e com mais segurança:
- Desconfie de preços muito abaixo da média, pois podem ser indícios de fraude. Tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, por SMS, ou anunciadas nas redes sociais, especialmente de lojas que você desconhece.
- Para se certificar que está fazendo uma compra segura, nunca utilize computadores de acesso público. Além disso, para verificar a segurança da página, você deve clicar num cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com https://.
- Ao efetuar as compras, prefira pagar com cartão de crédito, e atenção com sites que só aceitam receber por boleto, transferência bancária ou PIX, pois se você tiver problema com a compra, é mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco. Nunca informe seus dados do cartão de crédito pelas redes sociais. Desconfie de lojista que solicita essas informações.
- Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser contatada. A página virtual também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
- Você pode verificar a reputação da loja junto aos órgãos de defesa do consumidor, como o PROCON Municipal de Marília, assim como pesquisar rankings de reputação em sites, como o www.reclameaqui.com.br. O site da Fundação PROCON SP disponibiliza relação atualizada de sites que devem ser evitados. Os comentários de outros consumidores nas redes sociais também podem servir de suporte nesse caso.
O PROCON Municipal de Marília orienta que o consumidor que se sentir lesado ou tiver problema relacionado a compras durante a Black Friday, como descumprimento à oferta, publicidade enganosa, atraso na entrega, ou outro desrespeito ao direito do consumidor, registre sua reclamação.
O PROCON Municipal de Marília atende de segunda a sexta feira, das 08h30 as 13h30 em sua sede, sito a Av. das Industrias, 294 e ainda pelo telefone 14.3401.2466 ou pelo WhattsApp 14.99108.0624.