Autoescola fantasma: coordenador e instrutor são presos após golpe no Detran em Garça-SP

Cidade Últimas Notícias

Quem não deve, não teme, mas essa turma aí tinha muito a esconder! Uma fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) pegou dois espertinhos no flagra em Garça (SP), onde um coordenador e um instrutor de autoescola foram presos ao serem descobertos aplicando o famoso golpe da “aula fantasma”.

A casa caiu quando os agentes do Detran verificaram no sistema que duas aulas práticas de moto (categoria A) estavam acontecendo no Centro de Formação de Condutores (CFC). Só que, ao chegar ao local, não tinha vassoura voando, muito menos motocicleta rodando. No máximo, uma aluna sentada na praça em frente à autoescola esperando o tempo passar.

O esquema era simples e criminoso: os dados das aulas eram inseridos no sistema como se os alunos estivessem treinando, mas, na realidade, ninguém sequer subia na moto. Quando a fiscalização bateu à porta, o instrutor travou mais que embreagem gasta e preferiu o silêncio. Já o coordenador da autoescola tentou se esquivar, mas foi parar na delegacia junto com o colega de profissão.

Fraude é crime!

Segundo o artigo 313-A do Código Penal, inserir dados falsos em um sistema da administração pública é crime com pena que varia de dois a doze anos de reclusão, além de multa.

E olha que essa não é a primeira vez que isso acontece na região! No dia 16 de janeiro, outro caso parecido foi registrado em Promissão (SP), onde uma autoescola foi flagrada declarando uma aula teórica que nunca aconteceu.

A polícia investiga se há um esquema maior por trás dessas fraudes e se mais autoescolas podem estar envolvidas. A aluna que participava da farsa também será investigada, já que, nesse caso, o ditado é claro: “quem com ferro fere, com ferro será ferido!”

🔍 JP Jornal O Popular comenta
Num país onde tirar carteira de motorista já é uma batalha, ainda tem gente querendo cortar caminho na malandragem. Mas dessa vez, a “moto fantasma” derrapou e os golpistas bateram de frente com a lei! 🚨🚔

📲 Participe do canal do JP Jornal O Popular Marília e Região no WhatsApp
📞 (14) 99797-3003

Compartilhar esta notícia agora: