Com a chegada do 13º salário, muita gente já pensa em gastar, mas quando o assunto é planejar o uso desse dinheiro, a conversa muda de figura. De acordo com uma pesquisa do Banco 24 Horas, que entrevistou mais de um milhão de pessoas, apenas 10% dos brasileiros têm um plano definido para o benefício. Ou seja, para a maioria, o 13º parece queima de palha: rápido e sem rumo!
A economista Gecilda Esteves, professora do IBMEC, alerta que usar o dinheiro para quitar contas é um bom caminho para quem deseja começar o ano novo com o pé direito. “Uma dica importante é você começar o ano planilhando as suas contas, tentando organizar o que você pode e já quitar contas recorrentes”, sugere.
Quem Gasta e Como Gasta?
Segundo o levantamento, cerca de 25% dos trabalhadores vão usar o 13º salário para pagar dívidas, com diferenças entre as regiões. No Norte, esse índice sobe para 26,4%, enquanto no Sudeste fica em 24,1%. Já os que preferem aproveitar o dinheiro para o lazer, como viagens, representam apenas 4,9%.
Os especialistas também recomendam destinar uma parte do valor extra para despesas que aparecem no começo do ano, como IPVA, IPTU e material escolar. Afinal, como diz o ditado, “quem guarda, tem” – e quem não planeja pode acabar apertando o cinto logo em janeiro.
Planejar é Preciso!
Gecilda Esteves reforça que organizar as finanças é o primeiro passo para evitar dor de cabeça. “Usar uma planilha, anotar despesas e fazer projeções pode mudar completamente o jogo financeiro e trazer mais tranquilidade”, afirma.
No fim das contas, o 13º salário pode ser um alívio ou uma armadilha – tudo depende de como ele é tratado. Como diz o velho ditado: “dinheiro na mão é vendaval”. Mas com planejamento, pode ser a chave para um 2025 mais leve e sem sufoco!
JP Jornal O Popular – Informação que faz a diferença no seu bolso!
📲 Participe do canal do JP JORNAL O POPULAR Marília e REGIÃO no WhatsApp: (14) 99797-3003.