“O gato subiu no telhado: X volta a operar no Brasil após bloqueio do STF, e Musk não perde tempo com provocação”

Brasil Últimas Notícias

Depois de ter levado um “puxão de orelha” do Supremo Tribunal Federal (STF) no final de agosto, o X, antiga rede social Twitter, deu um jeito de “ressurgir das cinzas” e voltou a operar em terras brasileiras. E quem não perdeu tempo foi o bilionário e sempre polêmico Elon Musk, dono do X, que soltou uma indireta afiada ao falar que “qualquer magia suficientemente avançada é indistinguível da tecnologia”, citando o inventor britânico Arthur Clarke.

A provocação de Musk veio logo depois que a rede social deu uma “volta por cima”, mudando sua estrutura de funcionamento. Segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), na calada da noite desta quarta-feira (18), o X atualizou seu aplicativo e passou a utilizar o serviço Cloudflare, um verdadeiro “escudo digital”, que mascara os IPs da rede social, dificultando o bloqueio pelos servidores.

Agora, os IPs dinâmicos, que mudam constantemente, tornam o bloqueio do X mais complicado. Marcelo Lau, coordenador do MBA em Cibersegurança da FIAP, explicou que “qualquer outro bloqueio que não utilizava o serviço da Cloudflare, funcionava. Agora, vai ter que bloquear o próprio Cloudflare para barrar o X”. Mas aí é que está o dilema: o Cloudflare é amplamente utilizado, inclusive por bancos e até pelo próprio Governo, o que significa que bloquear o serviço traria dores de cabeça em proporções maiores do que se imaginava.

A Cloudflare, conhecida por sua rede em nuvem, funciona como uma espécie de “seguro contra ataques digitais”, acelerando o desempenho de sites e protegendo contra hackers, e se tornou um “santo protetor” do X no Brasil.

No STF, por enquanto, o silêncio reina. Embora o tribunal tenha emitido uma nota mais cedo explicando que o “retorno” da rede social era apenas uma “instabilidade no bloqueio”, ainda não há novidades sobre medidas futuras.

Como diz o ditado: “Quem tem boca vai a Roma”, e Elon Musk parece ter achado um caminho para driblar as barreiras impostas.

JP Jornal O Popular: “Enquanto uns se preocupam com o problema, outros já estão pensando na solução.”

Compartilhar esta notícia agora: