Um casal de idosos de Itu, no interior de São Paulo, faleceu com uma diferença de sete horas devido às mesmas complicações de saúde, dois dias antes de completarem 69 anos de casamento. Paolo Oppici, de 91 anos, e Concetta Oppici, de 90, ficaram internados por uma semana devido a um quadro de insuficiência respiratória.
De acordo com o neto, Paulo André, ambos estavam sedados desde o início da internação. Concetta foi a primeira a falecer, às 2h55 de domingo (7). Sete horas depois, às 10h, Paolo também faleceu, sem saber da partida da esposa.
“É uma dor grande, mas pela história de amor, todo o cuidado e carinho que demos a eles em vida, nos conforta saber que realmente foi a hora deles”, disse Paulo André.
Amor Intercontinental
O casal imigrou da Itália para São Paulo em 1954, em navios diferentes. Paolo veio da região de Parma, enquanto Concetta veio da Toscana. Após chegarem ao Brasil, encontraram-se e, um ano depois, se casaram.
Há 30 anos, decidiram deixar a capital paulista para viver em Itu. Na terça-feira (9), oito dias após suas mortes, completariam 69 anos de casados. Eles tiveram quatro filhos, sete netos e cinco bisnetas.
Paolo era empreiteiro e Concetta administrava a casa. A cumplicidade entre os dois era admirada pela família. Nos últimos anos, compartilhavam cuidados nas refeições e momentos assistindo à televisão.
“Ela cuidava muito dele, sempre lembrando-o de beber água e se sentar direito. Era uma vigilância carinhosa, uma cumplicidade constante”, relembra Paulo André.
A Queda e a Declínio
Um mês antes de falecer, Concetta fraturou a bacia em uma queda, necessitando repouso absoluto. Paolo, então, decidiu não sair do lado dela, ficando de cama também. “Ele se entregou quando viu que ela havia caído”, conta o neto.
Legado de Amor e Valores
Os avós ajudaram a criar todos os netos, com Paulo André levando o nome de seu avô e pai, numa junção: André Bento. Em 2021, ele se mudou da capital para ficar perto dos avós e ajudar a cuidar deles.
“Eles eram o ritmo da família, ajudaram todos os filhos a construírem casas, e aos netos a pagar faculdades. Tive a oportunidade de viajar com meu avô para a Argentina. Temos um carinho muito grande por eles”, declara Paulo André.
“Eles deixaram um legado. Principalmente em relação aos valores, à ética e ao amor entre a família”, completa.
Paolo e Concetta foram sepultados em Itu, onde viveram por mais de 30 anos.