O curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) receberá nesta quinta-feira, dia 2, a sétima edição do projeto “Conciliar é Trabalhar de Mãos Dadas”, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região em parceria com a OAB Marília. O evento tem como objetivo promover a conciliação e mediação, especialmente em regiões com alto volume de processos. Uma palestra sobre os benefícios dos métodos alternativos de resolução de conflitos será realizada na Sala do Júri do Bloco 2 do campus, com início às 10h.
O evento é direcionado a advogados, empresários, representantes de entidades sindicais e público em geral. Durante o encontro, o desembargador João Alberto Alves Machado irá explicar os principais objetivos e vantagens do projeto, implantado pela Vice-Presidência Judicial. Segundo o desembargador João Alberto, a conciliação é sempre a opção mais vantajosa, pois um acordo atende de forma mais célere e eficiente aos interesses das partes, constituindo uma solução que requer muito diálogo e paciência, mas que, ao final, resulta em benefícios concretos na recomposição da paz e da justiça social.
A proposta do projeto é intensificar a conciliação e mediação, especialmente em regiões do estado com altos índices de litigiosidade em massa. O estímulo à conciliação nessas áreas está associado ao esclarecimento dos benefícios dos métodos alternativos de solução de conflitos à população, visando desobstruir vias de diálogo que possam estar obstruídas pela cultura da demanda.
Para a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Prof. Dra. Fernanda Mesquita Serva, é uma satisfação receber mais uma edição do evento do TRT e OAB Marília. “A Universidade de Marília tem a honra de sediar um evento tão significativo como o ‘Conciliar é Trabalhar de Mãos Dadas’. Este encontro não apenas fortalece os vínculos entre a academia e as instituições judiciais, mas também enriquece o processo de aprendizado dos nossos acadêmicos, proporcionando-lhes a oportunidade de participar de palestras e debates sobre conciliação e mediação. A Unimar reitera seu compromisso com a promoção da justiça e da cidadania e se sente privilegiada em sediar este evento importante mais uma vez”, destaca.
O Projeto “Conciliar é Trabalhar de Mãos Dadas” será realizado no dia 2 de maio, a partir das 10h, na Sala do Júri do bloco 2 do campus. O evento é aberto ao público. Para mais informações, acesse o site www.unimar.br.