Na sessão ordinária desta segunda-feira, destaca-se o requerimento 426/2024, de autoria do vereador Danilo Bigeschi, mais conhecido como Danilo da Saúde. O foco do requerimento é a cobrança por ações concretas do prefeito Daniel Alonso diante do crescimento alarmante da população de rua.
“Todos os dias recebemos reclamações da população, que está sendo abordada nos semáforos, em vias públicas, nos estabelecimentos comerciais e na porta de casa, com diversos registros de ameaças, agressões, furtos, roubos e até atentado violento ao pudor, ameaçando as pessoas no seu direito constitucional de ir e vir, principalmente mulheres, jovens e idosos, gerando sensação permanente de insegurança, danos materiais e graves riscos à vida”, informou o vereador Danilo.
Relatos da população indicam que áreas como os arredores do estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal e praça São Bento tornaram-se verdadeiras “cracolândias”, com cenas diárias de consumo de drogas, brigas, assaltos e homicídios.
“Há muito tempo temos sugerido caminhos com exemplos de outras cidades e cobrado ações do município para o enfrentamento dessa situação, como o acolhimento das pessoas em situação de rua que precisam de tratamento e o encaminhamento aos serviços sociais de referência. O município informa que tem projetos, serviços e estrutura de atendimento à população de rua, mas até o momento nenhuma ação efetiva foi feita, pelo contrário, testemunhamos o aumento diário dessa situação”, destacou o vereador Danilo.
Além da cobrança por ações efetivas, o vereador solicita informações sobre o número de pessoas que estão atualmente em situação de rua; os serviços disponíveis para a assistência, com a função de cada um, capacidade de atendimento e o número efetivo de servidores; e por quais motivos a Fumares permanece inoperante, sem capacidade de atuar nesse grave problema social.
“Além da questão social, temos um grave problema de saúde pública que é a dependência química que assola famílias e destrói vidas, por outro lado não vemos nenhum esforço do município no sentido de ofertar acesso ao tratamento e vagas em clínicas de reabilitação. Infelizmente isso contribui ainda mais para o agravamento do problema e o aumento de pessoas nessa condição social, muitos inclusive são jovens sem nenhuma perspectiva de vida que acabam vulneráveis ao mundo do crime”, concluiu o vereador Danilo.