Uma jovem de 14 anos, Rute Jonas dos Santos Silva, natural de Marília (SP), faleceu com suspeita de dengue hemorrágica em Bariri (SP) na última sexta-feira (2). A adolescente passava suas férias na residência de familiares na cidade, onde possivelmente contraiu a doença. Bariri declarou estado de emergência em saúde pública devido ao aumento nos casos de dengue.
Rute estava internada na Santa Casa de Jaú (SP) e não resistiu à doença. A morte está sendo tratada como suspeita de dengue hemorrágica, aguardando confirmação por meio do resultado do exame, que será encaminhado ao Instituto Adolf Lutz.
A Escola Estadual Nasib Cury, localizada no Jardim Teotônio Vilela, zona sul de Marília, emitiu um comunicado lamentando a perda da estudante. Rute, que tinha uma irmã gêmea, faleceu três dias antes de completar 15 anos, na última segunda-feira (5).
Esta é a terceira morte suspeita por dengue no município, e uma das vítimas anteriores era uma funcionária da Vigilância Epidemiológica da cidade. Em resposta ao aumento expressivo de casos neste início do ano, a Prefeitura de Bariri decretou estado de emergência em saúde pública. Até a última segunda-feira (5), a cidade registrava 755 casos e três óbitos suspeitos em 2024.
O sepultamento de Rute ocorreu no sábado (3) no distrito de Padre Nóbrega, em Marília.