INSS convoca 4,3 milhões de beneficiários para realizar prova de vida

Brasil Últimas Notícias

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu convocações para 4.351.557 indivíduos nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março em todo o Brasil, a fim de confirmarem sua condição de vida. Essas convocações se aplicam a casos em que o INSS não conseguiu verificar a situação dos beneficiários nas bases de dados disponíveis. Desde janeiro de 2023, a responsabilidade pela comprovação de vida passou a ser do próprio INSS, que utiliza informações de órgãos públicos federais, estaduais, municipais e privados para realizar esse cruzamento de dados.

Quando o beneficiário não é localizado nessas fontes, é enviado a ele uma notificação por meio do aplicativo Meu INSS, Central 135 ou notificação bancária, alertando sobre a necessidade de realizar a prova de vida. Na última quarta-feira (31), foram notificados 3.089.043 beneficiários nascidos em janeiro e fevereiro, enquanto nesta quinta-feira (1º) foram notificados 1.262.514 beneficiários que fazem aniversário em março e estão há mais de 12 meses sem realizar a prova de vida.

Os beneficiários que receberem a notificação devem efetuar a prova de vida no aplicativo Meu INSS ou na agência bancária onde recebem o benefício. Se, após 60 dias da notificação via aplicativo Meu INSS, Central 135 ou notificação bancária, a comprovação de vida não for realizada, o pagamento do benefício poderá ser bloqueado.

Durante esse período, os segurados têm a opção de realizar a prova de vida no aplicativo ou site Meu INSS, na rede bancária ou comparecendo a uma agência do INSS. Além disso, existem outras formas válidas de comprovar a existência, como acessar o aplicativo Meu INSS ou apps certificados, atendimento em agências da Previdência Social, receber o pagamento do benefício com biometria, realizar empréstimo consignado com biometria e fazer atualizações no Cadastro Único (CadÚnico).

Os segurados também têm a possibilidade de realizar a prova de vida presencialmente, seja em agências bancárias ou unidades do INSS. Importante ressaltar que, no caso de servidores públicos federais inativos e pensionistas da União, a prova de vida é efetuada exclusivamente nos aplicativos Sougov.br e Gov.br ou na agência bancária responsável pelo pagamento, devendo ser realizada no mês de aniversário do servidor/beneficiário, conforme comunicado do INSS.

Compartilhar esta notícia agora: