O Procon-SP divulgou uma relação de sites que os consumidores devem evitar durante a Black Friday, marcada para sexta-feira (24).
Esta lista compreende 78 empresas que foram alvo de reclamações registradas no Procon-SP e que, apesar de notificadas, não responderam ou não puderam ser localizadas.
O órgão orienta que consumidores com dúvidas busquem o Procon de sua cidade ou os canais de atendimento da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor. Esteja atento e evite possíveis problemas ao realizar suas compras online nesta Black Friday.
Confira a lista:
O Procon ainda disponibilizou em seu site as seguintes orientações ao consumidor:
O consumidor deve analisar, durante a promoção, as condições de pagamento oferecidas, as taxas de juros cobradas e os prazos para quitação; é fundamental ponderar se a compra de determinado item, ainda que em valor promocional, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento.
Antes de comprar é importante verificar se o perfil ou o site possui reclamações (se não houver comentários, desconfie); também é recomendável ter cuidado com preços baixos demais, que podem ser uma armadilha. Dar preferência a fornecedores que informem canais de atendimento, CNPJ e endereço físico.
O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor; não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens, sem antes checar no canal oficial do fornecedor se aquela forma de contato está correta. Observar atentamente os dados da empresa em boletos, a titularidade de contas para depósito e outas informações, também ajudam o consumidor a identificar possíveis fraudes.