Nesta terça-feira (3), o Ministério da Saúde em Marília (SP) confirmou o primeiro caso da subvariante EG.5 da Covid-19, também conhecida como Éris.
A paciente é uma mulher de 44 anos, residente na cidade, sem histórico recente de viagens. Ela apresentou sintomas como dores de cabeça, dores musculares, dificuldade ao engolir e tosse seca.
Conforme informações da Secretaria de Saúde de Marília, a paciente não completou seu esquema vacinal, tendo recebido apenas a primeira dose de reforço contra a Covid-19. Apesar dos sintomas, não houve necessidade de internação, e a recuperação ocorreu em casa sem complicações maiores.
Em comunicado, a prefeitura enfatizou a importância da vacinação completa como medida para conter a propagação da Covid-19 na cidade.
Segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a subvariante EG.5 é uma ramificação da Ômicron, identificada pela primeira vez em fevereiro de 2023. Desde então, observa-se um aumento contínuo no número de casos relacionados a essa variante.
A OMS também esclarece que até o momento a subvariante EG.5 não demonstrou maior severidade ou riscos significativos em comparação com outras variantes.