Estará disponível para os brasileiros na próxima semana a nova vacina contra dengue, Qdenga. O imunizante, desenvolvido pela farmacêutica japonesa Takeda Pharma, foi aprovado pela Anvisa em março deste ano.
De acordo com a agência reguladora brasileira, a nova vacina é o primeiro imunizante indicado para quem nunca teve a doença, além de atender a quem já foi infectado.
“Isso significa que não há necessidade de fazer nenhum teste, nenhum exame de sangue, teste sorológico, antes de se tomar a vacina. Isso é uma vantagem muito grande, porque o fato de ter que fazer um exame prévio reduz a possibilidade de uma vacinação em larga escala.” disse Vivian Kiran Lee, Diretora Clínica da Takeda Pharma, responsável pelo desenvolvimento do imunizante.
A vacina, em um primeiro momento, estará disponível apenas na rede particular de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, a incorporação pelo SUS ainda depende de uma análise técnica, que além da eficácia e segurança, avalia também o impacto econômico.
“Nós já começamos as discussões com o Ministério da Saúde. A Takeda vai fazer essa submissão no 2º semestre e o prazo regulamentar é de 1 ano e meio para essa aprovação”, disse o Diretor de Acesso Estratégico da Farmacêutica, Eduardo Almeida, ao explicar os passos que o imunizante precisa percorrer para estar disponível no SUS.
De janeiro até junho de 2023, foram registrados 1.379.983 casos de dengue no Brasil, com 635 mortes, um aumento de 22% em relação ao mesmo período do ano passado. Para a Coordenadora da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Cláudia Valente, a nova vacina deve ajudar a barrar o avanço da epidemia. “É uma arma eficaz contra a hospitalização, contra a doença grave. Em um país como nosso, fica muito mais tranquilo das pessoas se protegerem contra a dengue.”, disse
Com 80,2% de eficácia, a vacina é indicada para quem tem de 4 a 60 anos de idade e deve ser aplicada em duas doses, com intervalo de 3 meses. A imunização completa deverá custar de R$ 700 a R$1000, dependendo da região do país. A novidade traz alívio para quem sabe como são os sintomas da dengue. “Dor de cabeça, dor nos olhos, dor no corpo, irrita bastante. Vou ser a primeira na fila a tomar”, afirmou a promotora de vendas, Carina Santos.