O provedor da Santa Casa de Pompeia, Alair Mendes Fragoso, participou esta semana de reunião com o Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, na capital paulista, quando teve a oportunidade de fazer parte de uma comissão formada por dirigentes de outros hospitais de pequeno porte da região.
“Foi um encontro oportuno, pois, necessitamos da intervenção governamental para resolver algumas questões que estão pendentes e agilizar outras que são vitais para os hospitais públicos”, disse o
dirigente de Pompeia em tom de preocupação em razão da “inércia” de momento do governo em geral. “Infelizmente as coisas ainda não se encaixaram”, comentou o provedor pompeiano.
O grupo de dirigentes hospitalares reunido com o secretário Gilberto Kassab conversou sobre as emendas impositivas que ainda não chegaram aos hospitais que estão passando por sérias dificuldades financeiras. “Alguns hospitais estão em situação bem crítica”, comentou Alair Mendes Fragoso ao classificar a situação de Pompeia, ainda como suportável. “Mas o futuro ainda é incerto”, disse já em tom de preocupação ao reivindicar um maior apoio aos pequenos hospitais para ajudar a desafogar os grandes centros hospitalares. “É possível fazer um trabalho sincronizado”, defendeu o provedor de Pompeia ao lembrar da possibilidade de um trabalho em conjunto entre os pequenos, médios e grandes hospitais. “É possível sim buscar um ponto de equilíbrio”, defendeu.
Há anos, segundo Alair Mendes Fragoso, existe a intenção do fortalecimento dos pequenos hospitais para ajudar a desafogar o atendimento dos grandes hospitais. “Isso vem sendo falado há muito tempo, mas nunca chega na prática”, lamentou ao estar esperançoso na retomada da discussão. “A pandemia atrapalhou muito”, acrescentou ao lembrar de algumas demandas do ano passado ainda não terem sido
liberadas pelo Governo do Estado. “Isso complica qualquer gestão”, disse ao incluir a demora dos fechamentos dos convênios como sendo outra preocupação do grupo. “Na verdade, tudo que é para ser tratado com o pequeno e médio centro hospitalar, é demorado, é burocrático e em muitas vezes não é a prioridade governamental”, lamentou ao engrossar a reclamação do grupo recebido na Secretaria de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo.
Alair Mendes Fragoso pretende retomar em breve as visitas aos gabinetes de Deputados Estaduais e Federais no sentido de apresentar projetos da Santa Casa de Pompeia que possam receber verbas
parlamentares. Segundo o dirigente pompeiano é a melhor forma de fazer com que os investimentos não parem. “Estamos numa localização estratégica em que os políticos nos enxergam como alternativas de saúde pública e contamos com uma boa infraestrutura”, defendeu ao ter projetos importantes para serem iniciados como o tão desejado centro cirúrgico para atendimento maior à população de Pompeia e região. “Existe a maternidade que sempre foi um objetivo de nossa diretoria”, recordou ao preparar o hospital para este tipo de investimento médico hospitalar.