Bolsonaro corre risco elevado de ficar inelegível para 2026

Brasil Política Últimas Notícias

O julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcado para o dia 22, próxima quinta-feira, pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível.

Apresentada pelo PDT, a ação questiona a conduta do ex-presidente em reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada. Na ocasião, em julho de 2022, Bolsonaro fez declarações que colocavam em dúvida a segurança das urnas e o processo eleitoral. Além disso, há 16 ações tramitando contra Bolsonaro no TSE.

No TSE, a tendência é de decisão desfavorável ao ex-presidente da República. A análise é que as provas são contundentes no caso e se somaram a outros fatos que, direta ou indiretamente, contribuem para formar a convicção de que Bolsonaro atuou, se valendo da máquina pública, para atentar contra as urnas eletrônicas e também contra a democracia.

O ex-presidente nega as acusações e tem repetido que sempre atuou dentro das “quatro linhas” da Constituição.

“A inelegibilidade é inescapável. Ele tem tanto processo que não tem como algum não levar a essa consequência”, disse um membro do alto escalão do governo Lula, citando as questões criminais além das ações na Justiça Eleitoral.

Compartilhar esta notícia agora: