Audiência pública sobre o uso da cannabis medicinal será realizada nesta quarta-feira (07) as 18hs na câmara municipal de Marilia, com participação de entidades e associações que assistem pacientes, autoridades e público em geral. A iniciativa foi do vereador Danilo da Saúde PSB através do requerimento 1760/2022 de sua autoria. “A proposta do debate público é promover um canal de diálogo com a comunidade, entidades, profissionais da saúde, do direito, familiares e pacientes que dependem do uso terapêutico da cannabis medicinal. Tenho apoiado a causa e acompanho desde o início a luta das associações e pacientes para garantia do direito do uso medicinal da canabis”, informou o vereador Danilo.
A participação será aberta ao público e contará com apresentações de especialistas ligados ao tema, como Berenice de Lara, diretora de pesquisa científica da Associação Brasileira de Cannabis Medicinal ABRACAMED, Paulo Roberto de Lara Silva, delegado de polícia aposentado e diretor jurídico da ABRACAMED, Sílvia Helena Vivian de Almeida Perao, diretora de acolhimento da Associação Cannabica Maria Flor e Fernanda Redondo Peixoto, presidente da Associação Cannabica Maria Flor. “É a segunda audiência pública que realizamos sobre o tema em Marilia. Tivemos muitos avanços ao longo desses anos, melhorando o acesso ao medicamento e proporcionando benefícios na saúde e melhora na qualidade de vida de milhares de pacientes com doenças graves, que não tinham resposta satisfatória nos tratamentos convencionais”, destacou o vereador Danilo.
Apesar das conquistas, melhoria do acesso e o fortalecimento das entidades e associações que produzem o medicamento, o vereador destaca que muito ainda precisa ser feito para ampliar as pesquisas e facilitar o acesso, principalmente no SUS. “Infelizmente, o preconceito, a falta de conhecimento e de apoio de parte dos entes públicos, têm dificultado o avanço das pesquisas, da produção e do acesso aos medicamentos derivados do canabidiol ou tetrahidrocanabidiol. São notórios e evidentes os benefícios proporcionados pela canabis medicinal, doenças e transtornos, como câncer, paralisia cerebral, epilepsia, Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, entre outros, que já tem a eficácia comprovada,” concluiu o vereador Danilo.
A audiência inicia as 18hs desta quarta-feira, aberta para participação do público e será transmitida ao vivo pelos canais da TV Câmara de Marilia, Facebook e YouTube.