Vereador que saca arma contra cidadão dentro de Câmara e tem mandato cassado 

Polícia Política Últimas Notícias

O vereador Claudeir Fidelis (PSB) teve seu mandato cassado por quebra de decoro parlamentar após ser flagrado sacando uma arma de fogo contra um cidadão durantes uma discussão no Plenário da Câmara Municipal de Reserva do Iguaçu, no sudoeste do Paraná. 

Imagens da câmera de monitoramento registraram a confusão, ocorrida em 28 de novembro de 2022.  

Em nota, a defesa do vereador, Pedro Adircio Nunes, afirmou que recorrerá do caso e que a cassação “feriu de morte os princípios da razoabilidade e proporcionalidade”. Além disso, disse que a decisão “desobedeceu ao devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa” de seu cliente. 

Prevista no Regulamento Interno da Câmara, a decisão foi tomada na quinta-feira (13) por seis votos favoráveis e dois contrários. O Legislativo entendeu que Claudeir descumpriu duas condutas: a de “comportamento vexatório” e a de “porte de arma no recinto da Câmara”. 

No julgamento, as atitudes dele foram consideradas “incompatíveis com o decoro parlamentar”. 

Segundo a Câmara, quem deve substituí-lo é o suplente Adir Siqueira (PSB). A posse está marcada para o dia 24 deste mês. 

De acordo com a Polícia Civil, o vereador cassado é ex-policial militar e tem direito a porte de arma. O homem com quem ele discutia no plenário registrou o caso como ameaça. 

Compartilhar esta notícia agora: