Uma vitória importante aos autistas aconteceu nesta semana, quando houve a derrubada do veto do governo à proposta que prevê que os laudos médicos de autismo tenham prazo de validade indeterminado.
Considerado polêmico, o assunto foi acompanhado pelo líder da Federação PSDB/Cidadania na Assembleia Legislativa, deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB) que discursou na tribuna em defesa da derrubada do veto e da garantia de direitos dos autistas.
“Um assunto que tem nosso apoio, já que muitas famílias sofrem com um diagnóstico difícil e, posteriormente, com o tratamento. Sabemos o quão difícil é para as famílias conviver com o TEA (Transtorno do Espectro Autista), com as limitações e dificuldades que surgem, por preconceito e, muitas vezes, desconhecimento deste distúrbio do neurodesenvolvimento da pessoa. A derrubada do veto realmente é uma vitória”, disse o parlamentar.
Com a decisão, que ocorreu de forma unânime, o Projeto de Lei 665/2020, será promulgado e transformado em legislação estadual. A decisão do Parlamento Paulista é simbólica e ocorreu pouco antes do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado neste domingo (2).
AUTISMO/ O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento, sendo a maioria dos casos de origem genética e outros durante desenvolvimento embrionário, fetal e neonatal. As características principais envolvem dificuldades na comunicação social e no comportamento. Existem muitas variações, com casos leves, moderados e graves.
APOIO/ Com um trabalho voltado a áreas prioritárias como saúde, educação e social, Vinicius Camarinha é defensor do trabalho do Espaço Potencial de Marília. Quando prefeito de Marília (2013/2016), inclusive, foi o responsável, em 2015, pela doação da área, de aproximadamente 10 mil m², onde foi construída a sede da entidade, na rua Beline Marconato, no bairro Prolongamento Palmital, na zona Norte de Marília.
“É uma causa que abraço, em atenção aos autistas, suas famílias e aos voluntários do Espaço Potencial, uma entidade fundada em 2007, com mais de 150 crianças e jovens atendidos e que trabalha com seriedade na inclusão dessas pessoas”, completou Vinicius Camarinha.