Os espaços públicos de lazer como as praças e os parques são fundamentais para a qualidade de vida de uma cidade, já que permitem inter relações entre as pessoas, propicia acesso ao verde e ao lazer. Diante da necessidade da construção desses espaços em Marília, o vereador Dr. Elio Ajeka (PP) pediu à Prefeitura informações sobre o andamento da licitação que tem por objetivo a construção de Praças em diversos bairros da cidade.
De acordo com o requerimento, o vereador solicita dados sobre o andamento do processo licitatório modalidade Concorrência Pública nº 08/2022, cujo objetivo é a contratação de empresa especializada em fornecimento de material e mão de obra para revitalização, reforma e implantação de sistemas de lazer no município de Marília.
O edital prevê obras em 31 praças do município pelo custo total de R$ 18,3 milhões. De acordo com o documento, entre os serviços que serão realizados, estão a execução de campo de areia, campo de futebol e quadra poliesportiva, execução de áreas de lazer e socialização – sendo elas playground com banco de areia e brinquedos de madeira, pista de skate, Academia da 3ª Idade (ATI), conjunto de bancos e mesas em concreto.
A licitação ainda prevê que após a assinatura da ordem de serviços a empresa tem prazo de cinco dias para iniciar o trabalho e que o prazo para conclusão é de um ano, sendo que o serviço deve ter garantia de cinco anos.
Os locais públicos deverão ter luminárias em LED, paisagismo e piso tátil de alerta e direcional, respeitando as normas de acessibilidade.
De acordo com o vereador Dr. Elio Ajeka, as Praças são fundamentais para uma cidade porque “são uma opção de lazer, de convivência, um local para que preservar o meio ambiente por meio do paisagismo e até um ponto para a realização de eventos e festividades comunitárias. Defendo e continuarei a pedir à Prefeitura esse olhar para o lazer do mariliense”, disse.
Entre os locais que receberão maior investimento (mais de R$ 1 milhão cada), estão as praças do Cavallari, Figueirinha, Jardim Florença, a Praça Ivo Perdonatti (no Jardim Nacional), Praça Ayrton Senna (Parque São Jorge) e o Sistema de Lazer do Núcleo Habitacional João Batista Toffoli.