Cerimônia realizada nas dependências do Quality Hotel Sun Valley, na reunião ordinária do Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, marcou a recepção oficial da intercambiada Gabrielle Katheen Bird, que chegou ao Brasil dia 20 de janeiro, patrocinada pelo Rotary Club de Gloucester, no Distrito 9660 do Rotary International. A vinda da australiana ao Brasil e para Marília, marca a retomada da participação do clube rotário mariliense ao Programa de Intercâmbio Internacional de Jovens (Yep), desenvolvido pelo Distrito 4510 do Rotary International. “Mesmo antes da pandemia o clube não havia realizado mais estes intercâmbios, retornando nesta gestão”, disse a presidente do Rotary Club de Marília-Pioneiro, a empresária Marta Raphael Azevedo, ao trocar flâmulas com a visitante.

De acordo com a médica veterinária Monaliza Andréa Salemme Marega, oficial do Programa de Intercâmbio Internacional de Jovens (Yep) no Rotary Club de Marília-Pioneiro, a intercambiada australiana ficará no Brasil por 12 meses, e neste período participará das atividades do clube rotário mariliense responsável pela jovem de 17 anos de idade. “Inclusive a Gabrielle está com uma família anfitriã, de uma associada do próprio clube”, disse ao explicar todos os cuidados necessários de responsabilidade do clube para a acomodação da intercambiada. “O responsável pela visitante, enquanto ela participar do programa, é o clube”, enfatizou ao enfatizar com detalhes o funcionamento do programa e a participação do jovem, dos rotarianos, e do clube que acolhe. “Aos olhos do Rotary o intercâmbio internacional de jovens é um programa que auxilia na promoção da paz no mundo”, disse Monaliza Andréa Salemme Marega.
Dentro da “Educação Rotária” apresentada semanalmente na reunião ordinária do clube rotário mariliense, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros explicou a importância de se promover este programa do Rotary International. “O programa de intercâmbio internacional de jovens é uma excelente ferramenta para se criar um relacionamento internacional entre dois clubes estrangeiros”, disse o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, na Gestão 2011-12, ao mostrar que nos próximos 12 meses o Rotary Club de Marília-Pioneiro e o Rotary Club de Gloucester estarão juntos através da intercambiada Gabrielle Katheen Bird. “Brasil e Austrália compartilham um bem comum”, falou ao defender um relacionamento mais próximos entre os rotarianos dos dois países. “Através da intercambiada os dois clubes terão muitos assuntos para conversarem, e neste diálogo constante, estreitarem as relações”, defendeu, ao apontar para um trabalho em conjunto entre os dois clubes, através de um Programa de Subsídio Global, com a The Rotary Foundation.

Gabrielle Katheen Bird, tem 17 anos de idade, é residente na região de Nova Gales do Sul, na Austrália, aproximadamente 260 quilômetros de distância, ao norte da capital Sidney. Ela reside com os pais entre as cidades de Faulkland e Gloucester. De acordo com a rotariana e da “família hospedeira”, Sandra Paula Daura, se trata de uma menina muito educada, um pouco tímida, bem sensível, bastante interessada em conhecer os novos hábitos e bem curiosa em saber o novo idioma, a cultura local e as práticas rotárias. “Fui abençoada em receber em minha família pessoa tão agradável”, disse em tom de emoção, admitindo empatia imediata apesar das poucas semanas de convívio. A jovem australiana está matriculada no Colégio Esquema Único de Marília, onde estudará durante toda a temporada.