No final da tarde deste domingo (22), Geraldo Alckmin (PSB) assumiu a Presidência da República pela primeira vez. Alckimin, que também é titular da pasta da Indústria e Comércio, deve ficar no comando do país até quarta-feira (25), enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estiver fora em sua primeira viagem internacional, com destino a Argentina e Uruguai.
Alckmin foi governador de São Paulo por três mandatos, antes de ser eleito na chapa com Lula. Foram 12 anos à frente do Palácio dos Bandeirantes (2001-06 e 2011-18). Também tentou se eleger presidente por duas vezes. Em 2006 foi derrotado pelo próprio Lula no segundo turno. Doze anos mais tarde, em 2018, concorreu novamente, e ficou em quarto lugar; viu Jair Bolsonaro e Fernando Haddad disputarem a segunda etapa do pleito.
Em 2021, Alckmin deixou o PSDB, partido que ajudou a fundar, em meio a disputas internas. Ele estava na sigla desde 1988. Em março de 2022, filiou-se ao PSB e abriu caminho para compor com Lula a chapa vitoriosa das últimas eleições.