Superintendente da ABHU, Márcia Mesquita Serva Reis, analisa o ano que se encerra e destaca as novas conquistas para o período que se aproxima
“O ano de 2022 termina com uma avaliação muito positiva, apesar de todos os desafios, as doenças da pós-pandemia e a nossa luta para manter a sanidade dos colaboradores. Por outro lado, 2023 está chegando com uma perspectiva muito grande, o que vai exigir nosso empenho para manter a excelência no atendimento à população”. Com essa frase a superintendente da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), mantenedora do HBU (Hospital Beneficente Unimar), Márcia Mesquita Serva Reis, definiu o ano que termina e o que esperar no novo ano.
Márcia destaca que foi preciso fazer um trabalho intenso de resgate da saúde das pessoas, não só física como mental. “A gente teve de trabalhar muito com essa questão com o nosso corpo de funcionários, porque eles vieram para 2022 extremamente cansados e exaustos”, explicou.
Apesar de todos os problemas, Márcia elencou uma série de conquistas que marcaram 2022. Entre elas, a conquista de mais dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o que faz do hospital uma grande representatividade, para os pacientes em situação grave e urgente.
A superintendente destacou ainda o empenho do HBU em atender as crianças do município. “Foi uma novidade no hospital, já que nós não tínhamos leitos de pediatria. Mas diante da necessidade da população e do município, nós abrimos os leitos, uma enfermaria, a toque de caixa, assim como foi na covid, para atender nossas crianças. Durante a pandemia elas ficaram em casa e quando saíram, adoeceram, não só com covid como também com outras doenças”, anunciou Márcia.
Colaboradores recebem cartão Uniacim
Os colaboradores do HBU também foram contemplados com um grande programa de assistência médica, por meio do cartão Uniacim. Márcia destaca que a inclusão de todos os colaboradores no programa, é uma forma de mostrar o cuidado e carinho que a instituição tem com todos os colaboradores. “Essa é uma prova da nossa gratidão a todo trabalho que nossos funcionários fazem aqui, que é de cuidar do outro. Então a gente quer cuidar deles também e cada vez mais de forma organizada e de excelência”, apontou.
Os colaboradores já tinham o atendimento no hospital, mas por meio do Uniacim, passarão a ter maior tranquilidade, inclusive na assistência dos familiares. “A Uniacim vem no sentido de a gente dar ainda mais segurança e confiança para o nosso colaborador e poder estender isso ao seu familiar. Não adianta a gente cuidar do colaborador, se o familiar dele estiver doente, ele vai sofrer assim como se fosse com ele”, explicou.
Outro aspecto destacado pela superintendente, diz respeito ao Selo Ouro concedido por uma instituição, por meio da Unimed Marília. Para Márcia, a entrega do Selo Ouro é um reconhecimento externo do trabalho. “O Selo Ouro vem com essa divulgação e o reconhecimento do trabalho que os nossos colaboradores têm feito e instiga a nossa equipe para ir para 2023 para buscar outros certificados de qualidade”, apontou.

Projetos e métodos cirúrgicos do HBU ganham destaque
Projetos educacionais voltados à prevenção e métodos revolucionários na realização de cirurgias também projetaram o HBU para o reconhecimento nacional e internacional. Márcia Mesquita Serva Reis lembra que o método de cirurgias bariátricas, com equipe multidisciplinar, implantado pelo médico Paulo Grippa, ganhou destaque no Brasil e no exterior.
“Hoje nós temos uma equipe liderada pelo doutor Paulo Grippa que está inclusive apresentando trabalhos em nível nacional e internacional de como trabalhar de forma disciplinar e alcançar excelentes resultados nessa técnica que é a cirurgia por vídeo”, lembrou.
Por outro lado, na cirurgia plástica o destaque é o doutor Getúlio Duarte Júnior, que é docente da Unimar (Universidade de Marília). “Ele tem levado trabalhos e técnicas hoje reconhecidas internacionalmente em outros países. Hoje a gente fala destes profissionais com muito orgulho, que tem levado o nome da Unimar e do HBU pelo mundo afora”, apontou.
Projetos de educação e sociais
Também merece destaque o projeto Crianças Salvam Corações, que foi implantado pelo HBU, em parceria com a Unimar e outros parceiros. Por meio deste projeto, crianças aprendem a fazer os primeiros atendimentos, ao se depararem com pessoas em situação de engasgadura ou parada cardíaca. “Quando a gente fala que as crianças são o futuro da Nação e isso é mesmo. A gente conseguiu ver isso nesse projeto, quando a pequena Juliana Gonçalves de Lima, de 9 anos, conseguiu salvar a vida da funcionária Wania Bispo Santos, que ficou engasgada em casa. “Quando você imaginaria que uma criança poderia salvar um adulto e o projeto provou que pode. A proposta é ampliar esse projeto para cidades menores, que estão distantes de grandes centros de saúde, então você ganha tempo, estabilizando e cuidando das pessoas”, ressaltou Márcia.
Outro projeto destacado por Márcia é a campanha “Doe suas tranças, Rapunzel”, que consiste em arrecadar mechas de cabelo que vão ser transformadas em perucas para pacientes em tratamento de câncer. “A gente fica muito contente quando os nossos projetos viram ação e se multiplicam. Esse ano nós contamos com uma parceria forte, com a Jacto, de Pompeia, o Marília Shopping, o Instituto Embelleze, a OND Rapunzel, ACC e Amigos do Com. Com esse trabalho, nossa arrecadação de cabelos praticamente triplicou e vamos ampliar ainda mais em 2023”, destacou.

Gestão do PA Sul, Pet Scan e outros desafios para 2023
Márcia Mesquita Serva Reis aponta que a perspectiva para 2023 é de muito trabalho, continuidade das ações que vêm dando certo e nosso desafios pela frente. Os desafios só vão aumentando. ABHU passa a assumir a gestão do PA (Pronto Atendimento) da zona Sul, uma unidade pública do município que requer muita dedicação e empenho dos colaboradores.
“Sabemos da responsabilidade que é tocar mais um pronto atendimento da cidade, mas vamos fazer isso com bastante empenho e seriedade, assim como fizemos com a UPA Norte”, explicou.
Segundo Márcia, os desafios são muitos, porque a ABHU assume uma unidade de saúde pública integrada a uma rede pública municipal. “Então na verdade, precisamos que todo sistema funcione para que a gente consiga entregar um atendimento que a gente busca, de excelência que é o padrão do HBU”, ressaltou.
Márcia lembrou que vai ser preciso contar com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, para que de fato seja possível cumprir com o objetivo maior, que é atender a população com excelência e de fato resolvendo os problemas que competem a um PA. “Isso tem de ficar muito claro. O PA não pode ser a primeira escolha do paciente que está com um agravo de saúde. A primeira escolha são as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), esse é o espaço que tem de ser a primeira busca do paciente. O PA tem de ser para aquela dor intensa, que você precisa de uma intervenção imediata. A gente vai estar enfatizando isso, senão a gente tumultua esses espaços e não consegue fazer um atendimento adequado”, destacou.
A superintendente lembrou ainda a permanência na gestão da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona Norte. “Ficamos muito felizes em ter ganho o chamamento público, mas sabemos da responsabilidade que é aprimorar ainda mais o serviço. Na verdade, nosso atendimento nunca está pronto, ele está sempre se renovando. O fato de já termos a experiência dessa gestão, agrega bastante em retorno à população”, afirmou.
Ala pediátrica e Pet Scan
Entre as novidades a serem implantadas em 2023, Márcia Mesquita Serva Reis anunciou a criação de uma nova enfermaria pediátrica no hospital, ainda mais robusta, com toda a infraestrutura de uma UTI pediátrica de retaguarda. “Devido ao tempo, em 2022 não conseguimos implementar, mas já está sendo preparada para ser entregue no ano que se inicia. Já estamos em reforma dos nossos espaços, para serem entregues à população.
Também vamos colocar em operação os setores de radioterapia e Pet Scan do Hospital Oncológico Unimar. “Vai ser mais uma fortaleza para o Hospital Oncológico. Porque a gente inicia os dois grandes e complexos equipamentos da área oncológica, que é o Pet Scan e a radioterapia. Então uma grande força para Marília e para região, por que a gente vai abranger a região. Porque não existe nada parecido com os equipamentos que estamos trazendo, num raio de 200, 300 quilômetros de Marília. Então nós vamos trabalhar não só para Marília, mas também para região”, anunciou.

Agradecimento aos parceiros e colaboradores
Márcia Mesquita Serva Reis fez questão de agradecer a todos os parceiros da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário), mantenedora do HBU (Hospital Beneficente Unimar), por todo apoio e dedicação ao longo de 2022. “É preciso agradecer as mais de 169.605 pessoas que confiaram no nosso serviço e foram atendidas durante esse ano no HBU e na UPA Norte (110.671)”, destacou.
Márcia apontou ainda a dedicação, o carinho e todo empenho dos 1.042 colaboradores, dentre os quais 152 que atuam na UPA Norte, 45 que trabalham na UBS (Unidade Básica de Saúde) PA (Pronto Atendimetno) de Echaporã e outros cinco que atuam na USF (Unidade Saúde da Família) do bairro Jardim Maracá, em Marília. “Eles trabalharam intensamente durante esse ano, para que fosse possível atingir a excelência no atendimento. E que venha 2023, porque em 2022 já conquistamos o ouro e agora continuaremos nos dedicando para manter a qualidade hospitalar”, finalizou.