A Petrobras anunciou nesta semana um novo investimento de US$ 18 bilhões, o equivalente a R$ 93,6 bilhões, para o desenvolvimento de 5 plataformas de petróleo na Bacia de Campos, no sul do Espírito Santo.
Cada plataforma terá capacidade de desenvolver 2400 empregos, equivalendo a 12 mil vagas quando estiverem em pleno funcionamento.
A Bacia de Campos, que vai do sul do ES ao norte do RJ, receberá tais investimentos durante os próximos 5 anos.
Serão instaladas 5 novas plataformas, chamadas de Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência (FPSOs) – sigla em inglês. Também fazem parte dos investimentos cerca de 150 novos poços que, além de diversos empregos, garantirão, em 2027, a marca de 900 mil barris de petróleo diários produzidos na Bacia de Campos.
O foco dos investimentos é, principalmente, nos projetos de renovação, com a revitalização de vários campos maduros, de acordo com Eduarda Mangaravite Lacerda. Como consequência dos investimentos, cada FPSO deve gerar 400 empregos diretos e outros 2 mil em cadeia, de acordo com um consultor empresarial especialista no setor de petróleo.
Segundo o consultor, estas plataformas devem vir prontas de fora do Estado e serão instaladas gradativamente. Há grandes chances de uma ou duas serem produzidas no Estaleiro Jurong Aracruz. Caso isso aconteça, a produção deve gerar até 6 mil empregos.
O consultor explica que as vagas são em vários setores, indo desde a automação industrial até profissões ligadas ao meio ambiente e saúde, lembrando que municípios como Itapemirim e Marataízes também podem ser favorecidas.