Médicos e acadêmicos do curso de medicina da Unimar (Universidade de Marília), que atuam na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona Norte participaram de capacitação na última quarta-feira. Iniciativa foi do diretor médico da UPA em parceria com a Depe (Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão) da ABHU (Associação Beneficente Hospital Universitário).
A coordenação do curso de atualização em manejo de vias aéreas no adulto ficou a cargo do doutor João Paulo Sanches Bermudes e a capacitação foi ministrada pelo doutor Caio Norio Shinoda.
O objetivo da atividade foi desenvolver habilidades técnicas, comportamentais e novas competências necessárias para o adequado controle da via aérea, no ambiente da sala de emergência.
O curso contou com aulas expositivas, discussões de casos clínicos e estações de habilidades e de simulação realística, permitindo aos participantes desenvolverem o raciocínio, habilidades manuais, aprofundar seus conhecimentos teóricos e ainda gerenciar situações de risco, vivenciando o trabalho em equipe e o manejo de situações críticas.
Os integrantes do curso participaram de atividades práticas de manejo das vias aéreas em diferentes cenários, sendo capacitados para antecipação das dificuldades, preparação de planos alternativos, avaliação da via aérea e no uso dos dispositivos para intubação traqueal. Além disso, desenvolveram habilidades de ventilação com máscara facial, laringoscopia com diferentes lâminas, dispositivos supraglóticos, uso do Bougie e via aérea cirúrgica, adequando os equipamentos e medicações para analgesia, sedação e bloqueio neuromuscular, de acordo com cada situação.
Durante a capacitação os médicos e acadêmicos simularam os atendimentos usando manequins para ventilação, bolsa valva máscara, manequins para realizar treinamento de via aérea difícil, tubo orotraqueal, máscara laríngea, laringoscópio, lâminas e Ambu.
A diretora de ensino, pesquisa e extensão, doutora Maria Elizabeth da Silva Hernandes Correa, destaca que a capacitação é uma das atividades que vem sendo desenvolvidas, em diferentes setores da ABHU, visando a formação permanente dos profissionais. “Além dos aspectos técnicos e de conduta durante os atendimentos, as capacitações buscam trazer uma formação integral, que permitem um cuidado mais humanizado de nossos pacientes”, destacou Maria Elizabeth.