Representantes dos oito clubes do Rotary International na cidade de Marília, em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde, decidiram intensificar as ações locais em favor da campanha de multivacinação, e mais especificamente contra a paralisia infantil (poliomielite). De acordo com os dados da última sexta-feira, dia 16, 64% das crianças de zero a quatro anos de idade foram vacinadas, o que equivale a 7.232 crianças imunizadas. “Estamos chegando num ponto crítico em que será preciso ações mais contundentes”, disse o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, associado ao Rotary Club de Marília-Pioneiro, e integrante da “força-tarefa” criada para atingir os 95% das crianças vacinadas na cidade de Marília. “Fortalecer algumas ações e criar novas atividades”, disse o policial militar Marcos Antônio Ribeiro Farto, presidente do Rotary Club de Marília-Coroados, envolvido nas atividades.
Depois de avaliarem as ações pontuais realizadas nos dias 03 e 10 de outubro, quando os rotarianos estiveram em ação, os integrantes da “força-tarefa” já desenvolveram novas atividades, além de melhorarem as que já estão sendo desenvolvidas. “A panfletagem está sendo um pouco confundida com as campanhas eleitorais”, comentou o advogado Marco Fragoso, presidente do Rotary Club de Marília-Leste. “Mas a entrega em lojas, farmácias, bancos e supermercados, de panfletos sobre a campanha de multivacinação, tem sido muito bem recebida pelo pessoal”, falou o cirurgião-dentista, Juliano Oliveira, presidente do Rotary Club de Marília de Dirceu.
A vacinação nas escolas infantis da rede privada, quando sete deles iniciaram a vacinação na própria escola, foi bastante elogiada. Somente numa escola foram 37 crianças vacinadas e nos próximos dias a campanha neste sentido terá prosseguimento nas demais escolas que permitiram a presença da vacinação móvel para todas as vacinas. “Vamos iniciar agora a vacinação na Apae de Marília com aproximadamente 400 pessoas”, disse Juliana Carvalho Bortoleto Gomes que precisará de apoio de mais parceiros para formar as equipes de vacinação móvel. “Contamos com o apoio dos estudantes de enfermagem, que normalmente fazem este tipo de trabalho voluntário”, disse a representante da Secretaria Municipal da Saúde que tem participado e orientado o movimento em favor da campanha de multivacinação na cidade de Marília.
Uma carreata será organizada no dia 24 melhorada da última realizada no dia 10. Com as presenças das personagens: Zé e Maria Gotinha, o grupo contará com as presenças do Corpo de Bombeiros, e ainda um caminhão estilo trio elétrico e outros personagens em quadrinhos para chamar mais a atenção da população. “Além disso teremos carro de som falando da campanha, bem como a identificação nos carros participantes da carreata com material da campanha de vacinação”, disse o jornalista Márcio Cavalca Medeiros ao acreditar na presença de um grande número de automóveis que passarão pelas principais ruas da cidade para o alerta geral sobre a importância da vacinação.
Os oito clubes rotários da cidade de Marília criarão faixas fixas que serão instaladas pela Prefeitura Municipal em locais estratégicos, chamando a atenção da população para a importância de levar às crianças aos postos de vacinação e colocar a carteira de vacinas em dia. “Além disso, estamos estudando a possibilidade de criar um cronograma para que os bairros mais periféricos sejam avisados para levarem as crianças ao Posto de Saúde mais próximo”, falou Sérgio Nechar, secretário municipal da Saúde que tem participado das reuniões e das discussões da “força tarefa” criada entre os rotarianos de Marília.