ROTARIANOS EM AÇÃO – Evento virtual alerta para a importância do crescimento 

Cidade Últimas Notícias

Evento realizado através de plataforma de conversação, reuniu dezenas de rotarianos da região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, pelo Distrito 4510 do Rotary International, quando o “Desenvolvimento do Rotary” foi o tema principal deste seminário distrital que contou com a presença do futuro Diretor do Rotary International no Brasil, Gestão 2023-25, Henrique Vasconcelos, que apresentou detalhes e curiosidades inovadores quanto aos recursos existentes para fortalecer o quadro associativo. “Foi um seminário dinâmico e bem recheado de informação e instrução”, elogiou o Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o advogado Murillo Alvarez Alves, associado ao Rotary Club de Piratininga. “Nossos eventos virtuais estão tendo elevados índices de participação, bem como, com conteúdo oportuno para um trabalho renovador”, disse animado ao organizar dois eventos e preparar o terceiro para o mês que vem. 

Na primeira parte do evento virtual o Distrito 4510 do Rotary International foi o foco principal, quando o coordenador distrital da Comissão do Desenvolvimento do Rotary, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, associado ao Rotary Club de Marília-Pioneiro, foi o expositor e durante 30 minutos mostrou a realidade distrital e apontou detalhes delicados que precisam ser avaliados pelos rotarianos, bem como alternativas de crescimento, utilizando-se de gráficos, comparativos, fotos, e tabelas como argumentação para o fortalecimento do quadro associativo. “É preciso crescer com planejamento e responsabilidade”, falou o rotariano que vem trabalhando nesta área há 4 anos. “O perfil do distrito é de crescimento e precisamos retomar esta questão”, mostrou ao apresentar um levantamento de 18 anos sobre o comportamento dos clubes neste período. “Mais crescemos do que encolhemos”, comprovou. 

O futuro Diretor do Rotary International foi mais amplo na exposição que fez em 45 minutos. Mostrou a importância, a necessidade e a questão estratégica para o crescimento, bem como mostrou exemplo e enfatizou a necessidade dos clubes promoverem os programas e produtos rotários na comunidade, além de indicar a atenção para a diversidade, equidade e inclusão. Henrique Vasconcelos aproveitou para mostrar algumas propostas de resoluções aprovadas pelo último Conselho de Legislação, de abril deste ano, que vão interferir no desenvolvimento do Rotary. “O estudo constante e frequente sobre a nossa organização tornou-se uma obrigação”, disse ao citar diversos exemplos sobre a importância de se ter a informação correta para se desenvolver um trabalho planejado e consolidado. 

Na opinião do Governador do Distrito 4510 do Rotary International o primeiro mês da gestão foi positiva, com o crescimento de 23 associados, o que não vinha acontecendo há anos, e o segundo mês deve apresentar novamente saldo positivo. “Queremos crescer, mas assessorando os novos associados, dando suporte ao conhecimento necessário e resgatando as funções do padrinho e do mentor que são estratégicos para a consolidação do quadro associativo”, falou Murillo Alvarez Alves ao propor um trabalho de mentoria aos clubes neste sentido, como forma de trabalhar a manutenção dos associados à base do conhecimento. “Vamos criar uma mine estrutura no sentido de iniciar o hábito do estudo e quem sabe a instalação de um Centro de Estudos Rotários”, defendeu o dirigente rotário regional.   

Compartilhar esta notícia agora: