Marília-Pioneiro forma comissão para o Centenário do Rotary

Cidade Últimas Notícias

Foi decidido em recente reunião entre os rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, a criação de uma comissão de trabalho exclusiva, para a
organização das festividades do “Centenário do Rotary no Brasil”, que será comemorado nacionalmente no dia 28 de fevereiro.

Segundo a presidente do clube rotário mariliense, a empresária Marta Raphael Azevedo, a proposta é que a comissão formule ações na comunidade que chamem a atenção dos cidadãos para a importância dos 100 anos do rotarismo brasileiro. “Queremos festejar mais esta conquista mostrando a importância do Rotary em Marília, no Brasil e na humanidade”, disse a presidente do clube rotário mariliense ao apresentar a proposta e ser aceita com entusiasmo.

Marta Raphael Azevedo explicou que existe um comitê nacional que vem discutindo algumas das ações a serem realizadas de forma regional, e que o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, rotariano do clube de
Marília, faz parte e presidirá o grupo recém criado pelo clube local. “Desta forma as nossas ações estarão alinhadas com as ações que serão realizadas em todo o Brasil”, falou a rotariana que já recebeu uma
relação de atividades para ser analisada entre os rotarianos do Marília Pioneiro, e dos demais clubes da cidade.

“Os presidentes rotários marilienses estão sabendo das nossas intenções e querem participar”, falou animada ao entender ser uma atividade com amplitude nacional e internacional. “Acredito que esta data não passará em branco no calendário do Rotary International”, falou ao considerar oportuna toda e qualquer atividade que venha a ser feita no sentido de celebrar o centenário brasileiro.

Para Márcio Cavalca Medeiros seria interessante que todos os clubes acrescentassem no plano de atividade desta gestão, pelo menos uma ação específica sobre o centenário do Rotary no Brasil. “Desta forma teríamos muitas ações sendo realizadas e por ser em muita quantidade, sobre o mesmo assunto, chamaria a atenção da sociedade em geral”, defendeu o jornalista que tem participado dos encontros nacionais do comitê recém criado, através de plataforma eletrônica de conversação.

“Os encontros são pontuais, reunindo rotarianos de diversas regiões do Brasil em que estamos alinhando ações que venham a chamar a atenção para a importância de nossa organização no Brasil”, falou ao lembrar que em 1936 foi fundado na cidade de Marília o Rotary Club de Marília, que completará 86 anos de atividades na região centro-oeste do interior paulista.

Dentre as atividades planejadas estão: Criação de um Marco Rotário do Centenário; Exposição da história do Rotary no Brasil e em Marília; Produzir um documentário através de um vídeo com fotos e depoimentos; Criação de um ciclo de debates sobre o tema; Criar painéis comemorativos sobre o centenário e espalhar pelas cidades; Convidar os rotarianos mais antigos para uma entrevista em uma das emissoras de TV da cidade; Concurso de redação nas escolas cujo tema seria o Rotary, o centenário e as atividades de impacto do Rotary na cidade; Instituir uma menção do Centenário para ser entregue aos rotarianos mais antigos do Distrito; Homenagear o RC de Bauru e o RC de Marília, os clubes mais antigos com mais de 80 anos em atividades no Distrito; Criar um clube tradicional ou como satélite com o nome de centenário.

“São propostas que iremos estudar a viabilidade de todas elas”, disse o rotariano que pretende
reunir o grupo em breve. “O tempo é o nosso maior adversário”, falou.

Reunião do Rotary Club de Marília-Pioneiro decide promover atividades sobre o centenário do Rotary no Brasil
Compartilhar esta notícia agora: