Preço de leite deve subir novamente, ficando 15% mais caro 

Brasil Últimas Notícias

Mais uma vez o preço do leite deve assustar as famílias brasileiras. O produto que já estava com valores exorbitantes entre R$ 7 e R$ 10, deve subir novamente. 

O preço do leite comprado do produtor já acumula alta de 19,8% no ano e deve encerrar julho ainda mais caro.  

De acordo com pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP), o litro deverá ter acentuada alta de mais de 15% apenas este mês, em relação a junho. 

Se o preço no campo está elevado, para os consumidores, em 12 meses até junho, o leite longa vida teve inflação de 37,61% de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). 

Os derivados de leite, por sua vez, acompanharam a alta de preços. A valorização foi de 14,95% para a muçarela e 10,53% para o leite em pó (400g), em termos reais (valores deflacionados pelo IPCA de junho/22). 

A alta dos custos de produção, inclusive por conta dos combustíveis, justifica o aumento, dizem os economistas. Geraldo Borges, presidente de Associação Nacional dos Produtores de Leite (Abraleite) disse que as dificuldades da economia fizeram com que muitos produtores saíssem da atividade. Assim, a importação de lácteos subiu 30,2% de maio para junho, contribuindo para o aumento dos preços. 

Com os preços da ração, fertilizantes e combustíveis dolarizados, a produção ficou mais cara, o volume de leite caiu e não há estoque, fazendo com que o produto chegue ainda mais caro para o consumidor final. 

Compartilhar esta notícia agora: