Fernando Haddad (PT) lidera as intenções de voto para governador de São Paulo, com 34%, de acordo com pesquisa do Datafolha.
Em segundo lugar, aparecem empatados numericamente o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), com 13% cada.
O principal cenário estimulado não considera o ex-governador Márcio França (PSB), já que há a possibilidade de o político deixar a disputa para tentar uma vaga no Senado e apoiar o candidato do PT ao governo.
A disputa tem outros seis candidatos, que empatam entre si na margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, mas não alcançam os três primeiros.
O levantamento, no entanto, não considerou um cenário de segundo turno. A pesquisa não pode ser comparada ao levantamento do instituto para o governo de São Paulo de abril, porque nesta foram incluídos os nomes de Elvis Cezar (PDT) e Gabriel Colombo (PCB).
Em abril, Haddad liderava com 35%, enquanto Tarcísio e Garcia tinham 11%. A pesquisa Datafolha foi contratada pela Folha de S.Paulo, por R$ 231.902,00. Para sua realização, foram feitas entrevistas com 1.806 eleitores do estado entre os dias 28 e 30 de junho. A confiabilidade, segundo o instituto, é de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-02523/2022.
Veja os cenários:
Cenário 1 (estimulado)
Fernando Haddad (PT): 34%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 13%
Rodrigo Garcia (PSDB): 13%
Gabriel Colombo (PCB): 3%
Felicio Ramuth (PSD): 2%
Altino Junior (PSTU): 2%
Vinicius Poit (Novo): 1%
Abraham Weintraub (Brasil 35): 1%
Elvis Cezar (PDT): 1%
Branco/Nulo/Nenhum: 20%
Não sabe: 9%
Cenário 2 (estimulado)
No segundo cenário testado, com a presença de Márcio França, a vantagem de Haddad cai. O ex-governador, que aparece em segundo lugar, empata tecnicamente com o ex-ministro de Bolsonaro. Garcia empata com Tarcísio, mas não alcança o candidato do PSB. Os demais candidatos seguem isolados e empatados entre si na margem de erro.
Fernando Haddad (PT): 28%
Márcio França (PSB): 16%
Tarcísio de Freitas (Republicanos): 12%
Rodrigo Garcia (PSDB): 10%
Felicio Ramuth (PSD): 2%
Gabriel Colombo (PCB): 2%
Vinicius Poit (Novo): 1%
Abraham Weintraub (Brasil 35): 1%
Altino Junior (PSTU): 1%
Elvis Cezar (PDT): 1%
Branco/Nulo/Nenhum: 16%
Não sabe: 9%
Pesquisa espontânea
O Datafolha também considerou um cenário de pesquisa espontânea. Nesse caso, o entrevistado não é informado sobre os nomes dos candidatos. Nesse caso, Haddad e Tarcísio ficam à frente, ambos com 6%, mas também empatam tecnicamente com Márcio França e Garcia, que alcançaram 2% das intenções.
Cenário de rejeição
A pesquisa Datafolha também questionou os entrevistados sobre quais candidatos não seriam escolhidos por eles em nenhuma hipótese. Fernando Haddad é o líder entre os demais concorrentes ao governo paulista, com 35% de rejeição. Em seguida, numericamente, aparece Márcio França, com 20%. O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o ex-ministro Tarcísio de Freitas têm 16% de rejeição cada um.