Nesta quarta-feira (29) o governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB), disse durante a entrega de 27,5 mil pistolas glock para a Polícia Militar do estado, que o criminoso que reagir contra policiais militares no estado irá “levar bala”.
“A entrega dessas mais de 27 mil pistolas para a polícia de São Paulo não é para que policial faça cafuné na cabeça de bandido, é amostrar claramente para bandido que se cometer crime em São Paulo será preso pela Polícia Militar, bandido que reagir contra a polícia de São Paulo vai levar bala sim”, disse o governador.
Em maio, quando o governo anunciou um pacote com medidas de segurança para tentar combater a ação de falsos entregadores, Rodrigo Garcia já havia dito algo semelhante.
“Aqui em São Paulo, o bandido que levantar a arma para a polícia vai levar bala da polícia, porque é isso que a sociedade está esperando”.
No período da declaração diversas entidades fizeram duras críticas à fala do governador. O Instituto Sou da Paz apontou que esse tipo de fala pode contribuir para a violência policial.
O governo também anunciou durante o evento da quarta-feira a entrega do restauro do gabinete do policiamento de choque e de dois helicópteros. As pistolas, custaram mais de R$60 milhões aos cofres públicos.
Rodrigo Garcia também informou os números da Operação Sufoco, iniciada no começo de maio em todo o estado, com o objetivo de abordar motociclistas suspeitos. De acordo com o governador, seis mil pessoas foram apreendidas, 38 toneladas de drogas foram apreendidas no estado, 354 armas foram recuperadas e mais de 900 veículos roubados foram recuperados.