Em comemoração ao “Junho Vermelho”, vereador Dr. Elio Ajeka incentiva a doação de sangue

Cidade Política Saúde Últimas Notícias

Desde 2017 o mês e junho é dedicado às campanhas de conscientização e incentivo à doação de sangue em todo o estado de São Paulo. Conhecido como “Junho Vermelho”, o período foi escolhido em referência ao dia 14 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Outro motivo para a escolha da data é que o período de outono e inverno é uma época em que há um aumento das infecções respiratórias, por isso as doações ficam em baixa. Daí a necessidade de políticas de incentivo à doação nesta época do ano.

Como forma de celebrar a data e, ao mesmo tempo, reconhecer todo o trabalho realizado em Marília, o vereador Dr. Elio Akeja (PP) fez um voto de congratulação ao Hemocentro da cidade.

“Todos do Hemocentro de Marília têm feito um trabalho intenso, principalmente durante a pandemia causada pela Covid-19. Por isso, eles merecem todo o nosso respeito e gratidão”, afirmou o edil durante a entrega da honraria, que aconteceu no próprio prédio do Hemocentro.

Inaugurado em 1994, o Hemocentro de Marília atende 62 municípios e é referência para 110 cidades da região, atingindo cerca de dois milhões de pessoas. Em 2021 foram recebidos cerca de 16.350 doadores e colhidas mais de 14.500 bolsas de sangue.

Durante a entrega da homenagem, o vereador aproveitou para fazer a sua parte e doar sangue. Segundo ele, o gesto “é uma forma de colaborar salvando vidas, haja vista que uma bolsa de sangue é capaz de ajudar até quatro pessoas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil temos apenas 1,9% da população doadora de sangue e o ideal é que ao menos 3% seja doadora. Então faço um apelo à população para que venha até o Hemocentro fazer a sua doação”, disse Ajeka.

Para ser um doador de sangue é necessário atender alguns requisitos básicos de condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. O doador deve pesar no mínimo 50kg, estar devidamente alimentado e descansado. É recomendável evitar alimentos carregados em gordura em torno de 4 horas antes da operação. Além destas recomendações de saúde, o indivíduo deve levar consigo um documento identitário emitido por órgão oficial.

O Hemocentro de Marília está localizado naRua Lourival Freire, 240 e o número de telefone é (14) 3434-2541.

Compartilhar esta notícia agora: