Com o objetivo de potencializar o atendimento emergencial na cidade e diminuir o tempo de espera em casos de média complexidade, o vereador Dr. Elio Ajeka (PP) solicitou à Prefeitura a implantação de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24h nas regiões leste, oeste e na área central de Marília.
Segundo o edil, a implantação de novas unidades de saúde irão desafogar o atendimento em outras regiões e potencializar o acesso à saúde emergencial na cidade, diminuindo, assim, o tempo de espera para atendimento, bem como o tempo de deslocamento dos usuários.
“As UPAs são muito procuradas pela população, já que são a principal referência no atendimento de urgência. São unidades intermediárias entre a atenção primária e as emergências hospitalares. Por isso, a instalação de novas Unidades de Pronto Atendimento proporcionarão aos usuários do SUS maior acesso à saúde e segurança de vida”, defendeu o vereador.
Essencial para a saúde de qualquer município, a UPA 24h oferece exame de raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Seu principal objetivo é fazer atendimentos de complexidade intermediária entre os serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as urgências hospitalares. Dessa forma, é capaz de absorver parte da demanda da população pelas emergências de hospitais públicos.