Deputado Vinicius confirma Mutirão de Cirurgias que irá zerar fila na região

Cidade Política Saúde Últimas Notícias

Mais um investimento importante para a saúde pública foi anunciado nesta semana: o Mutirão das Cirurgias, que deverá zerar a fila de mais de 538,1 mil cirurgias cadastradas na Cross (Central de Regulação). O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Vinicius Camarinha (PSDB) agradeceu ao governador Rodrigo Garcia (PSDB) pela autorização do investimento e confirmou que, na região de Marília, a ação deverá pôr fim à uma espera que chega a 43.981 procedimentos cirúrgicos.
“Para acabar com a demanda reprimida, haverá cirurgias extras na rede estadual, remuneração dobrada nos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) e a contratação de serviços privados, num investimento de R$ 350 milhões. Saúde sempre foi um compromisso do governador Rodrigo, essa ação será fundamental para milhares de pessoas, que vivem a difícil expectativa pela liberação de uma cirurgia. Assim como na autorização da construção do novo Hospital da Mulher e da Criança, a nossa região agradece o mutirão de cirurgias”, disse o parlamentar, que ainda completou que no HC (Hospital das Clínicas) de Marília, as cirurgias começarão no dia 1º de junho.
No lançamento do mutirão, o governador Rodrigo destacou: “É impossível ficar impassível diante de tudo isso. Foi essa atitude que nos moveu no sentido de que a gente pudesse buscar um caminho para lançar o mutirão das cirurgias, que começa pela nossa rede, através dos hospitais próprios. Mas como a rede própria não será suficiente, nós convidamos a rede privada, além da rede filantrópica, para que a gente consiga alcançar esse objetivo de zerar essa fila”, disse Rodrigo Garcia.
Segundo o Governo do Estado, a estratégia com duração prevista para quatro meses, contempla 54 cirurgias ofertadas no Sistema Único de Saúde em sete especialidades, como do aparelho circulatório, visão, digestivo e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e em nefrologia. Sem as ações do mutirão, o Estado levaria cerca de dois anos para atender toda a demanda reprimida. Assim como na autorização do novo hospital, deputado Vinicius agradece ao governador Rodrigo por mais um investimento na saúde pública

Compartilhar esta notícia agora: