Nesta segunda-feira (2) o presidente Jair Bolsonaro ironizou fala de Lula sobre guerra na Ucrânia para apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília.
Bolsonaro disse aos apoiadores que Lula vai acabar com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia “tomando cerveja”.
Isto porque, no dia 30 de março, durante um evento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o ex-presidente teria dito que no Brasil o conflito seria resolvido em uma mesa de bar.
“Essa guerra por tudo que eu compreendo, leio e escuto seria resolvida aqui no Brasil numa mesa tomando cerveja. Se não na primeira, na segunda. Se não desse na terceira, ia até acabar as garrafas para um acordo de paz”, disse Lula.
Bolsonaro também chamou Lula de “cara de pau” por culpar sua gestão pela alta da inflação no país. De acordo com o presidente, o aumento dos preços se deve ao “fica em casa e a economia a gente vê depois”, se referindo às políticas restritivas impostas para evitar o contágio da covid-19 durante a pandemia.
No ato de domingo (1º), Dia do Trabalhador, Lula discursou e falou sobre o salário-mínimo e a inflação durante seu governo. “O salário-mínimo tinha aumento real e a inflação ficava em 4,5%, média que estabelecemos. Em abril, a inflação foi a maior em 27 anos”, disse Lula.