Nesta sexta-feira (14) pelo menos cinco criminosos invadiram o Shopping Iguatemi de São José do Rio Preto para assaltar uma joalheria, provocando pânico entre os clientes e funcionários.
Os frequentadores, lojistas e funcionários do local se trancaram dentro das lojas, restaurantes, salas de cinema e banheiros até serem liberados com segurança pelos policiais militares.
Os criminosos assaltaram a joalheria e fugiram, abandonando dois carros usados na ação pelo caminho.
De acordo com o delegado responsável, um segurança teria sido rendido. Dois criminosos entraram na joalheria e os demais ficaram do lado de fora da loja.
A invasão aconteceu por volta das 20h30. O Shopping informou em nota que a polícia foi imediatamente acionada e que está colaborando com as autoridades.
O delegado acredita que a quadrilha não seja de Rio Preto. Os carros abandonados foram encontrados em uma área rural próxima ao shopping e passam por perícia.
Uma testemunha que estava no shopping, a jornalista Elma Eneida Bassan Mendes, passeava com o neto na área de um restaurante no piso térreo do shopping quando notou a correria. “Começou uma loucura, todo mundo saindo correndo aqui de dentro, uma gritaria, uma choradeira, uma mulher desesperada com a filha, o marido falando que tinha três homens mascarados, com rifle, com armas muito pesadas” conta.
As jovens Bruna Novelini e Alice Bianchini, de Ariranha, estava passeando no shopping e ao ver a movimentação perguntaram ao segurança o que estava acontecendo. “Sem alarmar, ele disse: “moça corre que é um assalto”. Nisso a gente olhou para trás e havia vários homens, todos armados, e a gente saiu correndo e foi para o banheiro”. Elas contam que ficaram 40 minutos presas no banheiro e tiveram que sair com as mãos erguidas para mostrar que eram inocentes.
Durante a ação diferente testemunhas relatam ter ouvido tiros. A assessoria do Shopping, no entanto afirma que não houve tiros e ninguém ficou ferido.