Na última quarta-feira (27) a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou um projeto de lei de autoria do deputado Arthur do Val acabando com a meia-entrada em eventos artísticos e esportivos no estado.
O projeto foi aprovado em votação única e segue para a sanção do governador, João Doria (PSDB).
O texto aprovado diz que a meia-entrada em eventos artísticos e esportivos, cinema, teatro, entre outros, hoje reservada para algumas categorias, como idosos e estudantes, passa a ser válida “a todas as pessoas com idades entre 0 e 99 anos”. Na prática, a medida representa o fim do benefício, já que a meia-entrada passaria a ser o preço padrão cobrado.
“As políticas públicas de meia-entrada vigentes são, escancaradamente, feitas para privilegiar certos grupos que exercem pressão no Poder Legislativo (estudantes, professores, etc…). Um estudante rico paga meia-entrada no cinema, enquanto um trabalhador braçal pobre – que, ironicamente, não estuda porque é pobre – paga a entrada inteira”, diz o texto.
Segundo o deputado Arthur do Val, a lei foi um pedido do setor artístico. “Acabaremos com a distorção social que a meia-entrada causa e o impacto econômico negativo que ela gera no setor cultural”.