Foi protocolado na câmara municipal de Marília, o requerimento 2019/2021 de autoria do vereador Danilo Bigeschi PSB, que propõe uma moção de apoio ao Hospital de Clínicas e a Faculdade de Medicina de Marilia HC/Famema, que através da superintendente Paloma Libânio Nunes e da coordenadora Milena Diniz de Freitas, iniciaram o projeto “Cão Terapeuta”, com as crianças da Pediatria, Pronto Socorro e UTI Pediátrica.

“O projeto “Cão Terapeuta” é uma Terapia Assistida por Animais TAA, considerada uma iniciativa inovadora para ajudar no tratamento de doenças e no suporte a pessoas acamadas e hospitalizadas, idosos e crianças com necessidades específicas, incluindo aquelas com deficiências físicas ou intelectuais. O método tem por objetivo promover o bem-estar físico, emocional, cognitivo e social, valendo-se do animal https://saude.abril.com.br/tudo-sobre/animais-de-estimacao/ como principal agente terapêutico, funcionando como um elo entre o terapeuta e o paciente, auxiliando em processos difíceis de reabilitação e promovendo de forma humanizada melhora no estado de saúde dos pacientes” informou o vereador Danilo da Saúde, autor da propositura.

A ação foi realizada no complexo HC/Famema com a Minnei, cão da raça Golden Retriever de 7 meses que foi treinada e preparada para esse tipo de atendimento, sob a coordenação da fonoaudióloga Milena Diniz de Freitas, tutora da Minnei, e especialista em Fonoaudiologia Hospitalar e cursos de Intervenção Assistida por Animais.

“A atividade de convivência com animais promove a diminuição da ansiedade, da pressão arterial, da alta frequência cardíaca, do estresse e da depressão, em especial nas crianças, que de imediato já manifestam a alegria, satisfação e importante melhora na auto estima quando em contato com a gentileza e amizade da Minnei, sendo um facilitador das atividades terapêuticas, sejam elas de reabilitação física, emocional ou social, transformando o ambiente hospitalar em um lugar de descontração e acolhimento. A terapia assistida por animais pode melhorar diversos aspectos essenciais no processo de reabilitação, pois promove a socialização, melhor comunicação, desenvolve a memória, concentração, afetividade, autoestima e o estabelecimento de vínculos”, disse o vereador Danilo.

A moção de apoio será debatida e votada na próxima sessão ordinária da câmara municipal e, segundo o vereador autor do requerimento, tem o objetivo de manifestar o apoio do legislativo mariliense à iniciativa, e incentivar para que o projeto continue e que seja ampliado.

“Parabéns a superintendência e a todos os colaboradores do HC/Famema, pela iniciativa inovadora, e pela incansável luta diária para a melhoria e humanização do cuidado em saúde da nossa população. Contem com o respeito e apoio da Câmara Municipal de Marília! Que o Projeto “Cão Terapeuta” continue levando amor e carinho as nossas crianças, e que seja extendido às demais unidades hospitalares e demais instituições que realizam importante trabalho em nosso município,” concluiu o vereador Danilo da Saúde.