Após quatro meses de resultados positivos, onde os depósitos em poupança superam os saques, o Banco Central anunciou o primeiro resultado negativo. Os saques superaram os depósitos em R$ 5,46 bilhões em agosto.
Nos três primeiros meses de 2021, antes da segunda rodada do auxílio, os números vinham negativos, porém a partir de abril a captação da caderneta voltou a ser positiva.
Desde o início da pandemia, os resultados da caderneta estão relacionados ao pagamento do auxílio emergencial. Os valores são pagos por meio de conta-poupança, o que elevou a movimentação.
Em agosto, no entanto, mesmo com o pagamento do benefício, que manteve o nível de depósitos elevado, os brasileiros sacaram mais recursos da modalidade. A caderneta rende a TR (Taxa Referencial), hoje zerada, mais 70% da Selic, que está em 5,25% ao ano. A regra prevê que, quando a taxa básica de juros estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança seja de 0,50% ao mês, mais a TR. Caso a taxa Selic esteja menor ou igual a 8,5% ao ano, o investimento é remunerado a 70% da Selic, acrescida da TR