RELATÓRIO DA ONU INDICA AUMENTO DA TEMPERATURA NA TERRA

Brasil Últimas Notícias

O relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU que foi publicado ontem (9), indicou que as mudanças climáticas provocadas pelo homem estão avançando mais rápido do que o esperado e que em alguns casos o processo já é irreversível.

O relatório é um alerta vermelho para a humanidade. A esperança é possível através de um corte dramático na emissão de gases estufa para que se possa estabilizar o aquecimento global, que vem afetando todas as regiões da terra.

O IPCC destaca o desmatamento, o derretimento de geleiras e a diminuição da capacidade de florestas, solos e oceanos em absorver o CO2 como os fatores mais alarmantes. As ondas de calor, grandes inundações e furacões e secas são outras consequências do aquecimento global.

Uma das maiores causas do aquecimento é a dependência da sociedade em combustíveis fosseis. Devido a isto a temperatura aumento 1,2º C. Devido a este aumento a taxa de elevação dos oceanos triplicou na última década devido ao desgelo das calotas polares.

Se as temperaturas globais aumentarem em 2º C o nível dos oceanos aumentará cerca de meio metro ainda no Sec. XXI.

Ainda de acordo com o IPCC como o aquecimento vem ocorrendo muito mais rápido que o previsto, as medidas adotadas através do protocolo em Paris se tornaram inviáveis.