Por JP Jornal O Popular – Marília e Região
Marília mostrou mais uma vez que tem voz ativa quando o assunto é cidadania. A cidade esteve representada na 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada nos dias 29 e 30 de outubro, em São Paulo, reunindo lideranças de todo o Estado para celebrar os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e debater o futuro das políticas públicas voltadas à proteção social.
O evento, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e organizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas-SP), transformou o campus Memorial da Uninove em um grande espaço de diálogo, reflexão e construção coletiva.
Marília com presença marcante
Representando o município, participaram os delegados Leandro Donha Pereira (trabalhador do SUAS), Nilva Regina Galletti (representante da sociedade civil) e Vanessa Aparecida Costa (representante do governo municipal).
Eles levaram para o encontro estadual as propostas construídas na etapa regional, reafirmando o compromisso de Marília com o fortalecimento da política pública de assistência social.
Como se diz popularmente, “quem não luta pelos seus, acaba ficando para trás” — e Marília não ficou. Os representantes da cidade contribuíram ativamente para a formulação de diretrizes que devem guiar o novo Plano Decenal (2027–2037), em âmbito estadual e nacional.

Voz e vez para todos os municípios
A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, destacou a importância do evento e a relevância de garantir que todos os municípios, grandes ou pequenos, sejam ouvidos.
“Aprimorar o SUAS é um compromisso de todos os trabalhadores que atuam no sistema de garantia de direitos. É momento de aprendizado coletivo, para construirmos um sistema mais efetivo, protetivo e democrático”, afirmou.
Ela ressaltou que muitos municípios que antes não tinham voz agora participam ativamente, elegendo delegados e contribuindo com propostas concretas. “Isso fortalece a democracia e valoriza a política de assistência social”, completou.
Eixos que guiam o futuro do SUAS
A conferência estadual foi organizada em torno de cinco eixos estratégicos, definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS):
- Universalização do SUAS – acesso integral, equidade e respeito às diversidades;
- Aperfeiçoamento contínuo – inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
- Integração entre benefícios e serviços – articulação entre CRAS, CREAS, Cadastro Único e programas de renda;
- Gestão democrática e transparência – fortalecimento dos conselhos, sistemas de informação e ouvidoria;
- Sustentabilidade financeira – regularidade do cofinanciamento e os impactos do novo arcabouço fiscal.
Esses eixos formam a base para os próximos passos do SUAS e serão debatidos novamente na Conferência Nacional de Assistência Social, marcada para acontecer em dezembro, em Brasília.
Construção coletiva e compromisso social
Mais do que um encontro técnico, a conferência reafirmou a essência do SUAS: a união de esforços em prol de um país mais justo e solidário.
Marília mostrou que, quando o assunto é participação popular e fortalecimento das políticas públicas, sabe caminhar lado a lado com quem acredita que o social é a base de uma sociedade mais humana.
Como diz o ditado, “sozinho se vai mais rápido, mas juntos se vai mais longe” — e a caminhada da assistência social é, acima de tudo, uma construção coletiva.
Comentário do JP Jornal O Popular:
A presença de Marília na 14ª Conferência Estadual de Assistência Social reafirma o papel da cidade como protagonista na defesa de uma política pública que transforma vidas. Enquanto muitos falam, Marília age, participa e contribui. O SUAS completa 20 anos, e o compromisso com a cidadania segue firme, mostrando que o futuro da assistência social se constrói com diálogo, união e responsabilidade.
JP Jornal O Popular – Informação que aproxima, inspira e fortalece a nossa região.
Participe do canal do JP Jornal O Popular – Marília e Região no WhatsApp: (14) 99797-3003


