Na primeira sessão do ano, o vereador Professor Galdino, da Unimar, não deixou barato e já chegou colocando na mesa duas propostas de peso para Marília. Com foco na educação e na segurança, ele apresentou dois requerimentos que têm tudo para fazer a diferença na vida dos servidores públicos e dos universitários da cidade.
O Requerimento nº 72/2025 pede que o prefeito Vinícius Camarinha e a Câmara Municipal estudem um convênio com a Universidade de Marília (Unimar) para garantir descontos nas mensalidades dos cursos de Graduação e Pós-graduação – tanto presenciais quanto EAD – para os servidores públicos municipais. Além disso, a ideia é facilitar o pagamento com desconto direto na folha salarial, tornando o acesso à educação mais viável.
Já o Requerimento nº 83/2025 foca na segurança e solicita ao Comando do 9º BPM/I de Marília a implantação de uma base da Polícia Militar nas proximidades do campus universitário, garantindo ronda ostensiva, principalmente nos horários de aula. A falta de segurança na região tem preocupado alunos e professores, que lidam com casos de furtos, roubos e até ameaças de violência.
“Educação e segurança andam de mãos dadas”
O professor Galdino subiu à tribuna e defendeu com unhas e dentes seus projetos, ressaltando que educação não é só aprender dentro da sala de aula, mas também ter condições de chegar e sair da faculdade com segurança:
“Esses dois requerimentos estão ligados à bandeira que defendo: educação de qualidade e com possibilidade de desenvolvimento do ser humano. No primeiro, proponho que o prefeito Vinícius Camarinha e a Câmara incentivem um convênio com a Unimar, permitindo que servidores públicos tenham acesso à educação superior com descontos. Precisamos de gente capacitada para atender a população! A Unimar tem inúmeros cursos disponíveis, tanto presenciais quanto EAD, e não podemos deixar essa oportunidade passar.”
“O segundo requerimento trata da necessidade urgente de uma base da Polícia Militar no campus universitário. Marília é uma cidade universitária e precisamos cuidar dos nossos estudantes. Como professor há 27 anos, conheço bem aquela região e sei dos problemas. Já tivemos casos graves de furto, roubo e até ameaça de estupro. Muitas estudantes saem à noite para pegar ônibus em locais mal iluminados e sem policiamento. Isso não pode continuar! Segurança também faz parte da educação. Se queremos atrair mais jovens para nossa cidade, precisamos garantir que eles tenham tranquilidade para estudar e voltar para casa em paz.”
Aprovado e agora?
Os requerimentos foram aprovados pela Câmara, e agora cabe ao Executivo e à PM darem andamento nas medidas sugeridas. Educação e segurança são temas que não podem ficar só no papel. Como diz o ditado, “ensinar é preparar para o futuro, mas garantir segurança é permitir que esse futuro chegue”.
🗞️ JP Jornal O Popular – Informação de qualidade com compromisso com o povo. Quer ficar por dentro de tudo? 📲 Participe do canal do JP Jornal O Popular Marília e Região no WhatsApp (14) 99797-3003.