Celulares na Escola: Proibição ou Restrição?

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O uso de celulares nas escolas brasileiras é um tema cada vez mais controlado e debatido. Um estudo recente, TIC Educação 2023, divulgado nesta terça-feira (6), revelou que nove em cada dez escolas (92%) de Ensino Fundamental e Médio no Brasil impõem restrições ou proíbem o uso de celulares pelos alunos dentro das dependências escolares.

Regras e Restrições

De acordo com a pesquisa, em 64% das escolas, os alunos podem usar o celular apenas em horários e espaços específicos. Já em 28% das instituições, o uso do aparelho é totalmente proibido. O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) foram responsáveis pela realização desse estudo.

Crescente Controle

O controle sobre o uso de celulares tem aumentado significativamente, especialmente para os alunos mais jovens. Em 2022, 43% das escolas que atendem os primeiros anos do Ensino Fundamental proibiam o celular, comparado a 32% em 2020. Além disso, a porcentagem de escolas que oferecem o Ensino Fundamental e proíbem o uso de celulares subiu de 10% em 2020 para 21% em 2023. Em contraste, apenas 8% das escolas que atendem estudantes de Ensino Médio proíbem o uso de celulares.

Conectividade nas Escolas

Apesar das restrições aos celulares, a conectividade nas escolas tem melhorado. O estudo mostrou que 92% das escolas de Ensino Fundamental e Médio têm conexão à internet. Em áreas rurais, onde o acesso sempre foi mais difícil, 81% das escolas agora têm conexão, um aumento significativo em comparação aos 52% em 2020. Nas escolas municipais, 89% possuem internet, contra 71% há quatro anos.

Entre as instituições que ainda não têm acesso à internet (8% do total), os principais motivos são a falta de infraestrutura na escola (66%), a falta de infraestrutura na região (63%) e o alto custo de conexão (52%).

Equipamentos e Uso de Tecnologia

Os aparelhos tecnológicos são fundamentais para o acesso à internet nas escolas. A pesquisa mostrou que 90% das escolas de Ensino Fundamental e Médio têm ao menos um computador, seja tablet, notebook ou desktop. Do total de instituições educacionais, 62% possuem computadores disponíveis para os alunos usarem em atividades de ensino e aprendizagem. No entanto, em áreas rurais, essa proporção cai para 39%, e nas escolas municipais, para 49%.

Mais da metade das escolas (57%) têm tanto conexão à internet quanto computadores disponíveis para alunos em pelo menos um espaço escolar. No entanto, essa porcentagem é significativamente menor nas regiões Norte (31%) e Nordeste (44%), em áreas rurais (33%) e em instituições municipais (44%).

Reflexões Finais

A crescente proibição e restrição do uso de celulares nas escolas refletem uma tentativa de equilibrar a presença da tecnologia no ambiente escolar, buscando minimizar as distrações e maximizar o aproveitamento acadêmico dos alunos. Ao mesmo tempo, o aumento da conectividade e do acesso a equipamentos tecnológicos mostra um esforço contínuo para integrar a tecnologia de maneira eficaz e produtiva no processo educacional.

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