A SESSÃO É HOJE… Vereador Danilo cobra cumprimento de lei para reduzir número de suicídios
Consta na pauta da sessão ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (24), o requerimento 1235/2024 de autoria do vereador Danilo da Saúde (PSDB) que cobra providências do prefeito Daniel Alonso (PL) para o cumprimento da Lei Ordinária nº 8.730, de 8 de outubro de 2021.
A referida lei, proposta pelo vereador Danilo e aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, estabelece as diretrizes e estratégias para apoio e tratamento psicológico e psiquiátrico às pessoas com sintomas relacionados ao transtorno de estresse pós-traumático, à depressão, à ansiedade e ao pânico.
“É assustador o aumento das pessoas com adoecimento mental e a elevação dos índices de suicídio em nossa cidade. Por outro lado, não vemos ações concretas por parte da administração municipal para ampliar o atendimento na rede pública de saúde para diagnóstico e tratamento dos pacientes acometidos por esse grave problema de saúde pública”, destacou o vereador Danilo.
Segundo o vereador Danilo, a legislação de sua autoria aprovada e vigente, fornece instrumentos para organizar a rede de atendimento em saúde mental do município, inclusive com integração na rede escolar para prevenção, diagnóstico precoce e assistência imediata, e determina ainda que o poder público deve garantir o acesso ao atendimento em saúde mental, além do acolhimento, acompanhamento e tratamento psicológico e psiquiátrico específico.
“Os últimos boletins epidemiológicos apontam um crescimento dos casos de tentativas e de suicídios consumados (violência auto provocada) alarmantes, colocando Marília em destaque negativo como uma das cidades com maiores índices no país. Tenho monitorado os indicadores da saúde mental em Marília nesses últimos anos e apresentei várias propostas e ações para o enfrentamento e apoio às famílias, porém vemos com muita tristeza e preocupação a piora da situação e a ausência de ações do poder público,” informou Danilo.
O vereador Danilo apresentou recentemente na câmara, dados oficiais dos serviços de saúde do município que indicavam cerca de 3.172 pacientes aguardando vagas para atendimento com médico psiquiatra, com tempo médio de espera de até 5 anos.
“Diariamente recebemos diversas reclamações da população relatando a dificuldade em ter acesso aos serviços de saúde, em especial aos relacionados à saúde mental. É inconcebível a falta de investimentos e ações para o enfrentamento desse grave problema de saúde pública que aumenta diariamente, vitimizando jovens, adultos e idosos, e deixando sequelas emocionais em seus familiares, que precisam também ser acolhidos”, conclui o vereador.
A sessão de hoje promete ser acalorada, com a expectativa de que o prefeito Daniel Alonso se posicione sobre as demandas e providências solicitadas pelo vereador Danilo da Saúde, em uma tentativa urgente de reverter o cenário alarmante da saúde mental em Marília.