O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) destinado à repatriação de 32 brasileiros e palestinos da Faixa de Gaza aterrissou em Brasília na noite desta segunda-feira (13 de novembro). Este grupo estava aguardando autorização para sair da zona de guerra desde o início do conflito entre Israel e Hamas, há mais de um mês. Durante esse período, relataram experiências de medo e escassez vivendo em meio a bombardeios.
O presidente Lula compareceu à Base Aérea de Brasília para receber o grupo, composto por 17 crianças, nove mulheres e seis homens, sendo 22 brasileiros, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares de primeiro grau de brasileiros.
O voo de resgate partiu do Cairo, no Egito, na manhã desta segunda-feira (13 de novembro). Em Brasília, o grupo será acomodado no hotel de trânsito para militares da Base Aérea, onde receberão apoio psicológico, cuidados médicos e imunização.
Posteriormente, os membros do grupo serão encaminhados para outras cidades no Brasil, onde ficarão com parentes. A previsão é que 20 dos resgatados permaneçam em Brasília, dois seguirão para Florianópolis (SC) e um para Porto Alegre (RS). Outros nove serão direcionados a um abrigo especializado em acolhimento de refugiados no interior de São Paulo.