O presidente da Câmara de Marília, Eduardo Nascimento, foi alvo de uma ameaça em um comentário nas redes sociais de um portal de notícias.
A mensagem dizia: “Algum dia veremos alguém dando um murro na cara deste cidadão daqueles que fecha os dois olhos de cima o de baixo?? Sempre achei este cara arrogante, e o pior é que anos atrás era um pé de rato da nova Marília. Depois que conheceu a política o homem se transformou”, ameaça a pessoa que se identifica como Marília Gumercindo.
A notícia foi publicada em 28 de setembro e compartilhada no Facebook do portal no mesmo dia.
O comentário foi moderado pelo portal e ocultado logo em seguida (foto abaixo). No entanto, é possível verificar que ainda consta como registrado. O perfil também foi apagado, de acordo com o departamento jurídico de Nascimento.
Apesar disso, o vereador e seu advogado dirigiram-se à Delegacia de Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência por crime de injúria.
Os investigadores afirmam que é possível rastrear a origem do comentário, mesmo que tenha sido apagado. Além disso, a exclusão do perfil não tem relevância, pois os dados permanecem registrados no Facebook e podem ser solicitados judicialmente.
De acordo com a Polícia Civil de Marília, esses dados são disponibilizados diretamente pela Meta, a empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp. Dessa forma, é viável identificar de qual computador ou dispositivo móvel partiu a ameaça.
“Isso é lamentável. Estamos vivendo um período em que a política polarizada tem levado muita gente a cometer crimes, agressões, vandalismo e atentados. Tenho família. Meus filhos e minha esposa estão assustados com esta ameaça. Não podemos deixar que este comportamento chegue à nossa cidade e que se torne normal, mesmo nas redes sociais. As pessoas precisam entender que não é com violência que vamos resolver os problemas. O diálogo democrático é o caminho. Vamos até o fim para descobrir quem é o autor dessa ameaça covarde e pedir na justiça sua punição. Chega dessa violência descabida”, desabafou Eduardo Nascimento.