Na noite desta quarta-feira (13), a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do primeiro dos projetos de lei da minirreforma eleitoral. Os destaques e a proposta que muda a regra de inelegibilidade serão votados nesta quinta-feira (14).
Entre outros pontos, o texto altera as garantias para candidaturas de mulheres e negros, as normas da prestação de contas e a regulamentação da propaganda eleitoral.
O Congresso Nacional tem o interesse de aprovar as novas regras o mais rápido possível, já que elas precisam ser sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até 6 de outubro para que sejam aplicadas nas eleições municipais de 2024. A matéria ainda será analisada pelo Senado.
Um site de noticias malicioso, que encontra-se na folha de pagamento da Prefeitura Municipal, com altos ganhos, aproveitou-se da notícia para difamar o ex-prefeito Abelardo Camarinha.
Camarinha, que deve ser candidato na próxima eleição à prefeito de Marília, possui um processo sobre um caso de contratação de 15 funcionários para auxiliar no controle da dengue. Na época, em 2000, Marília se encontrar em epidemia de dengue, onde poderia haver a contratação sem concurso público, porém um promotor entrou com a ação contra Camarinha e o litígio vem se arrastando a mais de 20 anos na Justiça.
Com a minirreforma, Camarinha não apresentará nenhum impedimento para ser candidato nas próximas eleições, o que fez a oposição imediatamente tentar difamar o futuro candidato e ludibriar sua credibilidade, porque sabem que se candidato, a chances de Camarinha assumir novamente a Prefeitura de Marília são muito grandes.