Nesta quarta-feira (6), a Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, apreendeu durante uma operação de combate ao descaminho e contrabando cerca de 170 celulares, avaliados em R$ 120 mil, e um veículo de luxo, em Bauru.
Uma pessoa foi presa durante a operação que visava cumprir três mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Federal de Bauru.
O objetivo da ação é combater o comércio de aparelhos celulares de procedência estrangeira e que foram trazidos clandestinamente para o território nacional, classificado como crime de descaminhos.
Após apurações do setor de inteligência da Receita Federal e da Polícia Federal, o alvo da operação foi localizado, com base em documentos fiscais e em pesquisas em sites de vendas online. Segundo as investigações, o suspeito fazia a venda de telefones celulares por meio de plataformas de comércio eletrônico.
O responsável pelas mercadorias foi preso em flagrante devido ao montante sonegado, estimado em aproximadamente R$ 89 mil. Os suspeitos de participarem do esquema são investigados pelo crime de descaminho, com penas máximas que podem chegar a 14 anos de prisão.