O presidente da Câmara de Marília, vereador Eduardo Nascimento (PSDB), visitou na manhã desta sexta-feira (17), a Associação de Combate ao Câncer de Marília (ACC), onde foi recepcionado pela presidente, Silvia Mendonça. Nascimento destinou à ACC, uma emenda impositiva no valor de R$50mil, que será repassada, ainda este ano.
Segundo a presidente da ACC, o dinheiro servirá para a compra de medicamentos e suplementos de alto custo, indispensáveis para o tratamento oncológico.
“Todos os anos precisamos comprar medicamentos e suplementos alimentares que são de extrema importância no tratamento do câncer. Muitos pacientes dependem deles para poderem continuar na luta contra a doença. Estes itens são bastante caros para a nossa associação. Tanto é que, somente pessoas que tenham renda individual de até três salários mínimos e renda familiar de até quatro salários mínimos, podem receber a doação desses medicamentos e suplementos alimentares. Portanto, esse recurso vem em boa hora e vai nos auxiliar muito na compra destes itens fundamentais”, disse Silvia Mendonça.
Durante a visita, Nascimento pode conhecer as dependências da Associação de Combate ao Câncer e parte de sua história.
“A gente sabe do trabalho árduo desses voluntários da ACC, mas estar aqui, em loco, é diferente. Aqui tive a oportunidade de conversar com pacientes, familiares e trabalhadores que travam uma luta diária contra o câncer e contra as dificuldades financeiras também. Por isso, saio daqui com a certeza de que a minha emenda foi bem destinada e mais. Quero continuar auxiliando este trabalho, também, nos próximos anos”, disse Nascimento.
Uma novidade implantada no atendimento da ACC de Marília são as práticas integrativas e complementares.
“Nós oferecemos assistência Social, nutricionista, farmacêutica, psicóloga, a casa apoio que dá hospedagem e alimentação para pacientes e acompanhantes de fora (durante o tratamento) e para pacientes de Marília, que moram muito distante do Hospital das Clínicas (HC). Nas práticas integrativas e complementares, temos oito, das 29 reconhecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Temos que ir aos poucos, porque ainda não dispomos de recursos, de terapeutas e funcionários, suficientes, para implementar outras. Essas terapias ajudam o bem-estar do paciente. Elas (práticas integrativas) comprovadamente, ajudam o paciente a ter menos enjoo, diminuem a dor e, com isso, garantem uma melhor qualidade de vida durante o tratamento médico tradicional, que deve continuar sendo realizado, conjuntamente”, explicou a presidente da ACC.
Atualmente, a ACC atende 353 pacientes em tratamento contra o câncer. Cada paciente recebe todos os tratamentos oferecidos pela Associação, de acordo com a sua necessidade. Em 2022, foram realizados 8.238 atendimentos.
A ACC também conta com um brechó de roupas usadas, masculinas e femininas, artesanatos e produtos de decoração.
Para quem deseja doar roupas ou se candidatar ao trabalho voluntário na ACC, basta ir à rua Marrey Júnior, 101, ao lado do Fórum de Marília, no bairro Fragata, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.