Na ausência de Bolsonaro, Lula recebe faixa presidencial das mãos do povo brasileiro

Brasil Política Últimas Notícias

Empossado neste domingo, 1º de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu a rampa do Palácio do Planalto e recebeu a faixa presidencial do povo brasileiro, representado por um grupo composto por um indígena, uma criança negra, mulheres, operários e um jovem deficiente físico.

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, Janja, o vice-presidente Geraldo Alckmin, e sua esposa Lu Alckmin, também caminharam com ao lado do presidente na cerimônia.

Lula, em um aceno de que seu governo será para todos, foi acompanhado na subida da rampa e entrega da faixa pelo cacique Raoni Metuktire, o jovem Francisco, de 10 anos, a catadora Aline Sousa, o metalúrgico Weslley Rodrigues, o professor Murilo de Quadro Jesus, a cozinheira Jucimara Fausto dos Santos, o militante Flávio Pereira e Ivan Baron, jovem com paralisia cerebral contraída através de uma meningite na infância.

Todos os integrantes, que representavam o povo brasileiro em sua totalidade, tocaram na faixa até que ela chegasse ao presidente. A cadelinha vira-lata Resistência, adotada por Lula e Janja, também acompanhou o grupo na subida da rampa ao Palácio.

Pelo rito simbólico democrático, o presidente anterior passa a faixa ao seu sucessor, porém Jair, ex-presidente e candidato derrotado nas eleições, Jair Bolsonaro, se recusou a passar a faixa à Lula: ele deixou o país no último dia 30 rumo aos Estados Unidos. O ex-vice presidente, Hamilton Mourão, que assumiu o exercício na ausência de Bolsonaro, também se recusou a participar da cerimônia, se limitando a fazer um pronunciamento na TV no última dia de governo.

Compartilhar esta notícia agora: