Divulgada nesta quarta-feira (5), a primeira pesquisa Ipec no segundo turno da eleição presidencial, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% de intenção de votos e Jair Bolsonaro (PL) tem 43%.
A pesquisa foi encomendada pela Globo e as entrevistas foram feitas entre segunda-feira (3) e quarta-feira (5). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram entrevistadas 2.000 pessoas.
Pelos votos válidos, excluindo brancos, nulos e os que se declaram indecisos, o levantamento mostrou que Lula tem 55% e Bolsonaro, 45%.
No levantamento espontâneo, quando os entrevistadores não mostram a lista de nomes, Lula está com 50%, e Bolsonaro chega a 40%.
A pesquisa também apurou o grau de rejeição dos candidatos. O levantamento mostra que 50% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro e 40% não votariam de jeito nenhum em Lula.
A avaliação do atual governo mostra que 42% consideram o governo de Bolsonaro ruim ou péssimo e 35% como ótimo ou bom. Os que consideram a gestão regular são 22%. 55% desaprovam a gestão de Bolsonaro e 40% aprovam, mesmo número do levantamento anterior. Os que não sabem são 5%.