O dia das eleições, 2 de outubro, está chegando e para facilitar a votação, recomenda-se que os números das candidatas e candidatos estejam na mesma ordem que aparece na urna: deputados(as), senador(a), governador(a) e presidente da República. A “colinha” deve ser levada em papel, porque o uso de aparelhos eletrônicos na cabina de votação é proibido por lei.
Mais de 156 milhões de eleitores estarão aptos para votar neste domingo. Caso você não saiba ou esqueceu o seu local de votação, poderá fazer uma consulta para saber onde comparecer.
Para consultar seu local de votação basta acessar o portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Na parte superior da página, você vai clicar em “Eleitor e eleições”, neste momento, você será redirecionado para o menu “Eleitor”. Em seguida basta clicar no tópico denominado “Local de votação/zonas eleitorais”.
Para facilitar acesse o link: https://www.tse.jus.br/eleitor/autoatendimento-do-eleitor#/
Neste caso, você deverá fornecer as seguintes informações para saber o local de votação:
- Nome, número do título de eleitor ou CPF;
- Data de nascimento;
- Nome da mãe.
Você também pode verificar o local de votação através do aplicativo e-Título. Ele está disponível para Android e iOS e funciona como a via digital do título de eleitor.
No aplicativo será possível acessar rapidamente várias informações, como o local de votação.
Para saber onde votar, basta abrir o aplicativo e tocar em “Onde Votar”. Aparecerá uma tela com os dados sobre seção, zona e endereço. Um mapa será exibido no fundo. Basta clicar no ícone azul, que mostrará uma rota até o local para facilitar a chegada.
Para ter acesso ao assistente virtual do TSE no WhatsApp, basta enviar um “oi” para o número +55 61 996371078 no WhatsApp, ou entrar no link https://wa.me/556196371078 e salvar o contato para receber os conteúdos do chatbot.
Neste caso, para saber o local de votação será preciso:
- Tocar em “Acesse o Chatbot”
- Em seguida, selecione “Ver tópicos”.
- Na sequência, dentro de “Serviços ao Eleitor”, basta optar por “Local de votação”.
- A partir disso, a consulta pode ser realizada através do nome completo, título de eleitor ou CPF.
No dia da eleição, a eleitora e o eleitor devem levar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira nacional de habilitação, e-Título (desde que esteja com foto) entre outros documentos que tenham fotografia. Todas as pessoas devem levar o documento, mesmo aqueles que serão identificados pelas digitais.